MESA-REDONDA DA ABC:
Qual o impacto dos cortes em C&T e Educação para o Brasil e, em particular, para a Amazônia?

Dia 15 de outubro, 6ª feira, às 10h (horário de Brasília)

A construção de uma nação forte depende da educação. Depende dos professores. Depende da ciência e da tecnologia. Só uma coalizão forte entre todos os atores, inclusive os governamentais, será possível um Brasil pujante.

O último corte orçamentário promovido pelo Governo Federal, de 600 milhões que seriam destinados ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) por meio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), impactou o país.

A Academia Brasileira de Ciências organizou uma mesa-redonda, coordenada pelo vice-presidente da ABC para a Região Norte, Adalberto Val (Inpa), cujos convidados para responder à pergunta do título foram Emannuel Tourinho (UFPA), Sanderson de Oliveira (Ufam), Camila Ribas (Inpa) e Alfredo Lopes (escritor e filósofo).

Emmanuel Tourinho, Sanderson de Oliveira, Camila Ribas e Alfredo Lopes

Veja a programação:

10h00 | Abertura – Adalberto Val
Pesquisador do Inpa e vice-presidente da ABC para a região Norte.

10h05 | Emmanuel Zagury Tourinho
Professor titular da Universidade Federal do Pará (UFPA), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento. Coordena o Grupo de Pesquisa em Análise do Comportamento: Pesquisa Conceitual, Básica e Aplicada. Ex-reitor da UFPA. Doutorado em psicologia experimental pela Universidade de São Paulo (USP).

10h15 | Sanderson Castro Soares de Oliveira
Professor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), onde lidera do Grupo de Pesquisa Sobre Línguas e Culturas Amazônicas. Doutor em linguística, com ênfase em línguas indígenas, pela Universidade de Brasília (UnB). Secretário regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) para o Amazonas.

10h25 | Camila Cherem Ribas
Trabalha na Coordenação de Biodiversidade e no Programa de Coleções Científicas Biológicas do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), onde é curadora da Coleção de Recursos Genéticos e vice-curadora da Coleção de Aves. Doutora em genética e biologia evolutiva pela Universidade de São Paulo (USP).

10h35 | Alfredo Lopes
Escritor amazonense, com 11 títulos sobre a Amazônia e mais de 2 mil ensaios. Formado em filosofia com pós-graduação em administração e psicologia da educação. Autor do blog Brasil Amazônia Agora.

10h45 | Debate 

11h00 | Encerramento

 


O EVENTO SERÁ ABERTO, TRANSMITIDO PELO YOU TUBE DA ABC. 

NÃO É NECESSÁRIA INSCRIÇÃO. PARTICIPE!!