A Parceria InterAcademias (IAP), da qual a Academia Brasileira de Ciências (ABC) faz parte, está conduzindo um estudo sobre periódicos e conferências científicas predatórias. Como parte desses esforços, a organização está com um programa de bolsas para projetos que ajudem na conscientização sobre o tema.

São considerados predatórios aquelas revistas e eventos que não submetem os trabalhos vinculados ao rigor científico adequado, visando apenas receber as taxas de publicação. A iniciativa da IAP procura ajudar cientistas de todo o mundo a fazer uma escolha informada na hora de veicular suas pesquisas.

As bolsas serão para auxílio em projetos que tragam luz sobre o problema e orientem cientistas sobre como identificar periódicos ou conferências predatórias. Os resultados dos estudos conduzidos até agora – incluindo uma pesquisa global de pesquisadores – podem ser utilizados para auxiliar no desenvolvimento do projeto.

As aplicações podem ser feitas até o dia 29 de outubro por entidades parceiras da IAP ou pesquisadores individuais, com restrição de uma submissão para cada. As melhores propostas receberão auxílios de até US$ 10 mil. Caso um valor maior seja necessário, o aplicante pode entrar em contato com o Secretariado IAP para analisar a viabilidade.

Os projetos selecionados serão divulgados no fim de novembro e terão quatro meses para serem desenvolvidos, até março de 2022. Um relatório final também será requerido.

Inscreva-se!

Confira o edital do programa.