Webinários da ABC | Ed. 46
POR QUE O MUNDO PRECISA DE MAIS MULHERES NA LIDERANÇA CIENTÍFICA?
28 de setembro, 3ª feira, 16h (GMT-3)

Nos últimos 50 anos, as mulheres cientistas têm dado uma contribuição destacada em todas as áreas do conhecimento. Embora a participação das mulheres na pesquisa científica esteja aumentando em geral, a desigualdade permanece entre as regiões geográficas e áreas temáticas, tanto em termos de quantidade de publicações como na progressão da carreira e colaborações. Temos um percentual de mulheres na liderança muito inferior à sua presença na comunidade. As mulheres continuam buscando uma sociedade mais equitativa, onde todas possam colaborar para um mundo mais justo e igualitário.

Para conversar sobre avanços e obstáculos, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

Dante Cid, Vanderlan Bolzani e Alice Abreu

 

  • DANTE CID (Elsevier)

É vice-presidente de Relações Acadêmicas para a América Latina da Elsevier. Representa a empresa como vice-presidente do Sindicato Nacional de Editores de Livros, vice-presidente da Associação Brasileira de Direitos Reprográficos e presidente do Instituto Pró-Livro, assim como na Mobilização Empresarial pela Inovação da Confederação Nacional das Indústrias (MEI/CNI) e no Diálogo Empresarial das Américas do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). É mestre em inteligência artificial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ele vai apresentar algumas das conclusões do último relatório de gênero da Elsevier.

Professora titular Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professora visitante na Université Pierre et Marie Curie (UPMC), Paris VI. Presidente da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia Mundial de Ciências (TWAS) e da Academia de Ciências da América Latina (Acal). Vai abordar o tema sob uma perspectiva da ABC e da Aciesp, apontando os desafios enfrentados e perspectivas de futuro.

  • ALICE ABREU (UFRJ)

Professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), é vice-presidente do Research Commitee 23 (Sociologia da Ciência e Tecnologia) da Associação Sociológica Internacional (ISA, na sigla em inglês). É membro do comitê gestor do GenderInSITE. Além das atividades docentes e de pesquisa no tema de gênero, ciência e trabalho, assumiu destacados cargos de gestão, tanto na UFRJ como em diversas outras importantes entidades, em nível nacional e internacional. Ela vai apresentar as conclusões e possíveis recomendações do 20º Gender Summit, a mais relevante plataforma de diálogo entre tomadores de decisão e pesquisadores de gênero e ciência.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a diretora Marcia Barbosa. 


INSCREVA-SE AQUI 

ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissao