A Parceria InterAcademias (IAP), da qual a Academia Brasileira de Ciências (ABC) faz parte, convida as academias nacionais parceiras a submeterem projetos para financiamento com duração de um ano.

É encorajado qeu se  formem consórcios de academias membros, podendo conter academias não membros que possuam laços com redes regionais da IAP. Da mesma forma, também são encorajadas aplicações de academias jovens nacionais e grupos do programa IAP para jovens lideranças médicas (IAP YPL).

Os requisitos básicos para escolha são:

(1) promover os objetivos estratégicos IAP por meio de conferências, oficinas, relatórios, entre outras iniciativas, produzindo resultados específicos que beneficiem a comunidade científica e o público geral;

(2) os custos a serem cobertos não devem exceder US$ 30 mil e devem ser requisitados conforme previsto na seção 7 do edital de aplicação.

Cada projeto submetido deve focar em um único tópico e será avaliado a partir dos seguintes critérios:

Alcance geográfico: Projetos com maior integração entre academias membro e atividades internacionalizadas serão preferidos.

Relevância estratégica: Iniciativas devem estar comprometidas com os objetivos principais do IAP de fortalecer a influência de academias nacionais.

Resultados: As aplicações devem ter métodos e objetivos claros, especialmente com relação às ferramentas nacionais e regionais por onde as academias membros podem atuar.

Estrutura e utilização do financiamento: Os projetos devem ter um orçamento bem definido, indicando também onde o financiamento pelas próprias academias ou entidades parceiras pode ser necessários.

As inscrições vão até o dia 15 de outubro e o anúncio dos vencedores está previsto para os meses de novembro e dezembro.

Formulário para aplicação.

Confira todos os detalhes no edital do financiamento.