Em função da 76ª Assembléia Geral da ONU, o Painel Científico para a Amazônia (SPA) lançou o Sumário Executivo de seu Relatório Integrado de Análise da Bacia Amazônica.

O relatório SPA é uma colaboração de mais de 200 cientistas, dos quais dois terços são de países amazônicos. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) é parceira do SPA e seu presidente Luiz Davidovich integra o comitê estratégico do painel. Vários outros Acadêmicos fazem parte do comitê científico, são eles: os membros titulares  Adalberto Val, Carlos NobreEduardo NevesJose Antonio MarengoMercedes BustamantePaulo ArtaxoPaulo Saldiva, e o membro afiliado Raoni Rajão.

O sumário executivo é dividido em quatro partes: (1) A Amazônia como uma Entidade Regional do Sistema Terrestre, (2) Presença Humana e Diversidade Sociocultural na Amazônia, (3) Transformações Socioecológicas: Mudanças na Amazônia e (4) Espaço de Solução: Encontrando Caminhos Sustentáveis para a Amazônia.

A primeira parte descreve a bacia amazônica como um mosaico diverso de ecossistemas, destaca a importância do bioma nos ciclos da água e do carbono e fornece análises regionalizadas de biodiversidade. No segundo tópico é feito um breve histórico da ocupação humana na floresta, destacando a imensa variedade cultural e o papel crucial dos povos indígenas na preservação.

A terceira parte foca nas transformações causadas pela atividade humana no bioma, analisando percentuais de áreas degradadas e espécies em risco de extinção. O quarto e último item propõe soluções, que devem ser focadas em três pilares: preservação ambiental, desenvolvimento de uma bioeconomia sustentável e reforço dos laços entre as populações amazônicas, com criação de entidades supranacionais.

O SPA alerta que ações concretas de proteção a bacia amazônica são urgentes, uma vez que o bioma se aproxima de um ponto irreversível de não-retorno.

Baixe o Sumário Executivo no site do SPA.

Confira o comunicado à imprensa divulgado pelo SPA.