9º Simpósio Científico de Membros Afiliados da ABC
SEGURANÇA ALIMENTAR, AMBIENTAL E REDUÇÃO DA INIQUIDADE
21 de setembro, 3ª feira, 16h (GMT-3)


Os membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências (ABC) são eleitos anualmente por região e tomam posse automaticamente no dia 1º de janeiro do ano seguinte à eleição. Os eleitos em 2020 e 2021 foram recepcionados conjuntamente em cerimônia online realizada em 3 de maio de 2021 e apresentarão suas contribuições à ciência em 12 simpósios ao longo do ano. A agenda completa dos simpósios científicos virtuais pode ser conferida aqui.  


O Brasil abriga uma das maiores biodiversidades do planeta e é a nação com maior capacidade de produção de matérias-primas vegetais de alta qualidade e baixo custo.

Os membros afiliados reunidos neste encontro vão abordar temas como processos para que as plantas possam produzir mais, de maneira mais sustentável e com maior concentração de nutrientes; a biotransformação de matérias-primas em moléculas de alto valor agregado; propostas para aumentar o consumo de plantas alimentícias não convencionais (PANCS); e as estratégias de defesa utilizadas pelas plantas para tolerar estresses ambientais e manter a produtividade de grãos em condições não ótimas. Todas essas pesquisas são fundamentais para acelerar a transição para uma economia circular e sustentável.

Os palestrantes deste evento serão os seguintes membros afiliados da Academia Brasileira de Ciências:

Felipe Ricachenevsky, Mario Murakami, Patrícia Medeiros e Raul Sperotto

 

Felipe Klein Ricachenevsky (UFRGS)

“O ionoma das plantas auxiliando no aumento da segurança alimentar e qualidade nutricional”

Professor adjunto do Departamento de Botânica e do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFRGS. Doutor em biologia celular e molecular pela UFRGS. Foi grantee do Instituto Serrapilheira (2017). Atua na compreensão do ionoma das plantas para biofortificação e aumento de eficiência no uso de nutrientes.

Mario Tyago Murakami (LNBR/CNPEM)

“Biologia sintética como tecnologia habilitadora de uma economia circular sustentável”

Diretor científico do Laboratório Nacional de Biorrenováveis (LNBR). Doutor em biofísica molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e livre docente em biotecnologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Atualmente lidera programas interdisciplinares voltados a solucionar problemas estratégicos do país nas áreas de bioenergia e biorrenováveis, com foco em biologia sintética e biocatálise.

Patrícia Muniz de Medeiros (Ufal)
“Contribuições para a popularização de plantas alimentícias não convencionais (PANC)”

Professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). Atua no estudo de aspectos cognitivos e comportamentais dos seres humanos em relação à natureza. Vencedora do prêmio International Rising Talents da L’Oréal-Unesco 2020 e do prêmio L’Oréal-Unesco-ABC Para Mulheres na Ciência 2019.

Raul Antonio Sperotto (Univates)
“Estratégias biotecnológicas visando a garantia da segurança alimentar”

Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da Universidade do Vale do Taquari (Univates). Doutorado em biologia celular e molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua principalmente com respostas de plantas a estresses abióticos e bióticos, biotecnologia vegetal e segurança alimentar sob condições não-ótimas.

O coordenador do evento será o diretor da ABC, Elibio Rech (Embrapa), e os debatedores serão Rafael Vasconcelos Ribeiro (Unicamp, afiliado da ABC 2018-2022) e Thiago Motta Venâncio (UENF, afiliado da ABC 2018-2022). 


INSCREVA-SE AQUI

ASSISTA EM www.abc.org.br/transmissao