A Academia Brasileira de Ciências expressa seu grande pesar pelo falecimento do geneticista Hector Nicolás Seuánez Abreu. Membro correspondente da ABC desde 1987, era Professor aposentado do Departamento de Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pesquisador emérito no Instituto Nacional do Câncer (Inca), onde liderou o grupo Genética Tumoral e Análise de Genomas, que tinha como objetivo correlacionar dados clínicos e moleculares para melhor compreender a patologia de leucemias, linfomas e tumores sólidos. O Acadêmico tinha 74 anos e faleceu na última sexta-feira, 20 de agosto, em decorrência de um câncer no esôfago, doença que enfrentava há alguns anos.

Nascido em Montevidéo, Uruguai, Hector Abreu completou o ensino básico no sistema público e em 1967 graduou-se em Basic Medical Science, na Gonzaga University, EUA, com o auxílio Fullbright para intercâmbio entre EUA e Uruguai. De volta a sua terra natal, em 1974 completou a graduação em Ciências Biológicas pela Facultad de Humanidades y Ciencias de La Universidad de La República, e em Medicina pela Facultad de Medicina de La Universidad de La República. No mesmo ano foi contemplado com a bolsa Moffat Cameron para doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de Edimburgo, Escócia, onde defendeu sua tese “CHROMOSOMES AND SPERMATOZOA OF THE GREAT APES AND MAN” em 1977. Entre 1987 e 1991 fez pós-doutorado no National Cancer Institute dos Estados Unidos.

Em 1978 foi contratado como professor adjunto visitante pelo Departamente de Genética da UFRJ, sendo efetivado em 1980. Em 1984 fundou a atual Divisão de Genética do Inca, onde também ocupou interinamente a Coordenadoria de Pesquisa em 1993, 1996 e 1997. Possui mais de 100 publicações em periódicos científicos de destaque internacional e orientou mais de 15 estudantes de pós-graduação stricto sensu. Participou também da formação de vários outros profissionais que hoje atuam em renomadas Instituições de Pesquisa no Brasil e no exterior.

Hector Abreu deixa a esposa Maria Helena e três filhos, Maria José, Pablo e Ana. A ABC lamenta profundamente a partida deste grande cientista que contribuiu muito para o avanço do conhecimento médico brasileiro, e oferece suas condolências aos amigos e familiares.