Webinários da ABC | Ed.43
LIBERDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL DA CIÊNCIA
17 de agosto, 3ª feira, 16h (GMT-3) 

Liberdade e responsabilidade são princípios básicos de todas as ciências. Para florescer e atender a parâmetros éticos é fundamental que elas se pautem por tais princípios.

No caso das ciências sociais, o fato de que os pesquisadores sejam também parte do objeto de estudo torna a imputação de responsabilidade extremamente complicada, mas não dispensa avaliação ética com base em princípios normativos.

Embora seja mais fácil perceber as ameaças que se colocam à liberdade das ciências sociais, todas as ciências podem enfrentar obstáculos desta natureza ao confrontar interesses específicos de natureza econômica, política ou cultural. 

Para discutir estas questões, a Academia Brasileira de Ciências convidou: 

Marta Arretche, Fábio Wanderley Reis e Fernanda Sobral

 

  • Marta Arretche (USP)

Professora titular do Departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo. Publicou, entre outros livros, “A Política das Políticas” (com Eduardo Marques e Carlos Aurelio Faria, 2019); “Inequality and Governance in the Metropolis” (com Jeffrey Sellers, Daniel Kubler e Eran Razin, 2017); “Trajetórias das Desigualdades: como o Brasil mudou nos últimos 50 anos” (2015); e “Democracia, Federalismo e Centralização no Brasil” (2013).  

  • Fabio Wanderley Reis (UFMG)

Professor emérito da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Entre numerosas publicações no país e no exterior, recebeu da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (Anpocs) o prêmio de “Melhor Obra Científica” (1985) pelo livro “Política e Racionalidade”. Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

  • Fernanda Sobral (UnB/SBPC)

Vice-presidente da SBPC (biênios 2018-20 e 2021-23). É colaboradora sênior do Programa de Pós- graduação em Sociologia da Universidade de Brasília. É membro do Conselho da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias (Esocite). Tem pesquisas e publicações nos seguintes temas: educação, tecnologia, ciência, universidade e pesquisa.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e a Acadêmica Elisa Reis (UFRJ), vice-presidente do  International Science Council (ISC).  


INSCREVA-SE EM https://bit.ly/abcwebinario43

ASSISTA EM WWW.ABC.ORG.BR/TRANSMISSAO