Baseada no uso de ferramentas da teoria quântica para a investigação de fenômenos envolvendo organismos vivos, a biologia quântica vem se constituindo em um campo de pesquisa essencialmente interdisciplinar. A sustentação de seus estudos se dá, sobretudo, pela colaboração estabelecida entre profissionais da biologia, química e física, tendo a mecânica quântica e a química teórica como elementos centrais de sua produção científica*.

Este entrelaçamento das ciências naturais com a física é uma realidade que ganha atenção crescente, sobretudo pelas potenciais aplicações.

Com foco na inovação, o Instituto D’Or de Ensino e Pesquisa, presidido pela pesquisadora Fernanda Moll (membro afiliado ABC no período 2016-2020) está organizando o 1o Simpósio Brasileiro de Biologia Quântica. O evento será realizado on-line no dia 20 de agosto, das 13h às 17h (GMT-3). 

Dentre os participantes, o diretor da ABC Francisco Laurindo (USP) e mais três afiliados:  Daniel Felinto (2008-2012), Jorge Moll Neto (2009-2013) e Gabriela Barreto Lemos (2020-2025).

Saiba mais sobre o programa e a inscrição aqui.