O evento InnSciD SP + TWAS 2021, organizado em parceria entre a Escola de Diplomacia de Inovação e Ciência de São Paulo (InnSciD SP) da USP e a Academia Mundial de Ciências (TWAS), teve início no dia 4/8 com a palestra do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ademar Seabra da Cruz Junior, mediada por Iara Costa Leite, professora do Departamento de Economia e Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O evento teve apoio institucional da ABC.

Sobre o tema, que foi “Introdução à Diplomacia Científica“,  Seabra trouxe as diferenças e semelhanças entre ciência e diplomacia e os desafios na implementação da diplomacia científica. O palestrante recordou a “caricatura” popular dos cientistas – aqueles que, dentro de um laboratório, desenvolvem seus estudos – e da diplomacia, representada pelo imaginário de dois governantes assinando um acordo. “A diplomacia é ligada a crenças e ao bem-estar dos cidadãos. Já a ciência precisa ser imparcial”, apontou Ademar Seabra. Apesar da dificuldade em se observar semelhanças entre as duas áreas, o ministro garantiu que “a ciência tem o poder de melhorar a política”. Para que isso seja possível, os estudos científicos precisam ser parte de um processo de inovação originado pelo esforço governamental na diplomacia.

Para Seabra, “sem estratégia a ciência não consegue ser parte da política nem estar conectada à diplomacia” e o que os governos podem fazer para inseri-la é “focar em alvos”. Ainda assim, ressaltou que é necessário ter atenção ao investir na diplomacia científica, devido à grande disparidade entre as duas esferas. “A falta de sucesso é parte do processo.” Nesse contexto, o ministro enfatizou a relevância das universidades. “Elas desempenham um papel essencial e demandam liberdade para atingir os objetivos”. Ademar Seabra destacou que o apoio do governo à ciência nacional é um passo fundamental para a diplomacia científica. “A ciência só pode operar em regimes democráticos, porque faz parte deles.”


Leia todas as matérias da ABC sobre o evento:

Cerimônia de abertura do InnScid reúne cientistas em debate

Segundo dia de atividades do InnScid +TWAS 2021 tem participação de Acadêmicos

Diplomacia científica 2.0

Painel Science Diplomacy Trail abre a segunda semana do InnScid + TWAS 2021

Painel do InnScid + TWAS 2021 tem participação de Acadêmicos

Cientistas planejam próximos passos na cerimônia de  encerramento do InnScid + TWAS 2021