O presidente da ABC, Luiz Davidovich, manifesta-se diante da situação de apagão do servidor do CNPq:

“O corte drástico de investimentos em CT&I, que criaram uma situação catastrófica para a pesquisa, com falta de insumos e equipamentos adequados, atinge agora o CNPq. É preciso reverter com urgência essa política de terra arrasada, antes que seja tarde demais: o futuro do país está em jogo.”


Informe CNPq 8 – Atualização sobre o retorno do acesso aos sistemas
Publicado em 3 de agosto

O CNPq informa que está disponível o acesso aos currículos da Plataforma Lattes nas seguintes condições:

  • Por meio do acesso direto ao currículo a partir do ID Lattes, escrevendo, no campo de endereço do seu navegador: lattes.cnpq.br/[número do ID]
  • Por meio de busca textual pelo endereço: buscatextual.cnpq.br/buscatextual
  • A base de dados conta com atualizações feitas até às 18h do dia 23 de julho, dia de início da indisponibilidade dos sistemas.
  • Não será possível, neste momento, fazer atualizações dos currículos, mas está disponível a opção de impressão e download.
  • O trabalho de restauração dos acessos ainda está em andamento, incluindo novas atualizações da base de dados, que serão feitas nos próximos dias, incluindo, nos currículos, as fotos e o número de citações.
  • Lembramos que, devido ao elevado número de acessos que a base provavelmente terá, o sistema pode apresentar alguma lentidão.

Em caso de dúvidas ou dificuldades de acesso, entrem em contato com o CNPq por meio da Central de Atendimento, pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br


Informe 5 – Indisponibilidade dos sistemas do CNPq
(Publicado em 29/07, atualizado em 30/07)

Dando continuidade à atualização diária sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, informamos:

1. Foi concluída a transferência do backup dos dados da Plataforma Lattes para o novo equipamento, garantindo a integridade de todas as informações.

2. Está em andamento a restauração do equipamento que apresentou problemas, para operacionalização das aplicações. A perspectiva é de retorno do funcionamento na segunda-feira pela manhã, com o restabelecimento do acesso aos sistemas do CNPq.

3. Reforçamos que todos os prazos do CNPq, tais como submissão de chamadas e prestação de contas, serão prorrogados. As novas datas serão divulgadas assim que os sistemas se normalizarem.

Lembramos que todos os comunicados serão feitos exclusivamente pelos canais oficiais do CNPq. Acompanhem as informações pelo site ou pelas redes sociais.

Veja mais informações sobre a situação atual do processo de restabelecimento, apresentadas pelo Diretor de Gestão e Tecnologia da Informação (DGTI) do CNPq, Thales Marçal:


Informe CNPq 4 – Indisponibilidade dos sistemas
(Publicado em 26/7, atualizado em 28/7)

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:

O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.

O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.

O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.

Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.

Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.

Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.


Assista o vídeo oficial com o presidente do CNPq, divulgado em 28/7: