No último sábado (24 de julho), pesquisadores foram pegos de surpresa com a indisponibilidade dos sistemas CNPq, incluindo a plataforma Lattes, maior repositório de informações sobre a comunidade científica brasileira. O problema, segundo a entidade, ocorreu devido a uma falha nos servidores e já está sendo solucionado, e que não ocorrerão perdas de dados ou interferência no pagamento de bolsas. Confira o mais recente posicionamento do CNPq, na íntegra: 

Informe CNPq – Indisponibilidade dos sistemas

Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos: 

  1. O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
  2. O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
  3. O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
  4. Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas,  estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
  5. Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
  6. Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail cnpq@mctic.gov.br  

Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.”


Assista o vídeo com pronunciamento do presidente do CNPq, o Acadêmico Evaldo Vilela,  divulgado em 28/7: