0A representação dos membros afiliados da ABC convida para mais uma Mentoria da ABC, coordenada pela afiliada da ABC Jaqueline Mesquita (2018-22).

O evento contará com apresentações da divulgadora de ciência Catarina Chagas e do jornalista de ciência Herton Escobar. A mediação será feita pela gerente de Comunicação da ABC, Elisa Oswaldo-Cruz Marinho.

Por cortesia da palestrante, os primeiros 60 inscritos a entrarem no Zoom no dia do evento ganharão um exemplar do livro “Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Saúde”, de Catarina Chagas e Luisa Massarani, publicado em 2020 pela Editora Fiocruz.

Data: 30 de julho, 6a feira, às 14h30 (GMT-3)

INSCREVA-SE AQUI!


Palestrantes


Catarina Chagas é jornalista e divulgadora científica, mestre em Ensino em Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Colabora com atividades práticas e de pesquisa do Instituto Nacional de Comunicação Pública em Ciência e Tecnologia. Em 2020, publicou, com Luisa Massarani, o livro Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Saúde (Editora Fiocruz). Trabalhou na Coordenadoria de Comunicação Social da Fiocruz, em projetos do Museu da Vida da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e no Instituto Ciência Hoje. Desenvolveu projetos de comunicação e divulgação científica para a Academia Brasileira de Ciências, L’Oréal Brasil e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, entre outras.

Herton Escobar é jornalista profissional, especializado na cobertura de ciência e meio ambiente. Trabalha na Universidade de São Paulo, como repórter especial da Superintendência de Comunicação Social desde 2019. Antes disso, durante quase 20 anos, foi repórter do jornal O Estado de S. Paulo, com mais de 2 mil reportagens publicadas em formato impresso e digital, sobre uma grande variedade de temas. Desde janeiro de 2015 é também colaborador internacional da revista Science, nos Estados Unidos.

 

 


Mediadora


Elisa Oswaldo-Cruz Marinho é doutora em Educação,  Gestão e Difusão de Ciência pelo Instituto de Bioquímica Médica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PEGeD/IBqM/UFRJ), especializada pelo Laboratório de Jornalismo Científico da Universidade de Campinas (Labjor/Unicamp). Trabalha como gerente de comunicação da Academia Brasileira de Ciências desde 2012.