Webinários da ABC | Ed.40
ENDOSSO DA ABC À DÉCADA DA CIÊNCIA OCEÂNICA
Dia 20 de julho, 3ª f, 16h

A ação humana continua a perturbar o oceano. Acúmulo de nutrientes, poluentes, óleo e plástico desestabilizam processos ecológicos, somado à exploração predatória dos recursos naturais marinhos,  ameaçando a economia e a saúde pública. O cenário é agravado pelo aquecimento global. Um os principais objetivos da Década da Ciência Oceânica é aumentar significativamente nossa capacidade de observação do Oceano, permitindo estabelecer controles rigorosos para sua gestão. O Brasil, com sua imensa área marinha, uma Amazônia Azul  é parte fundamental deste esforço global. Será que estaremos a altura desse papel e contribuir para reverter a situação?

Para responder a essas e outras perguntas, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

 

Edmo Campos, Ilques Barbosa e Luiz Drude

 

  • Edmo José Dias Campos (USP)
    “Será que o aquecimento global é reversível ou já atingimos um ponto sem retorno?

Professor emérito do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP). Pesquisador associado do Atlantic Oceanographic and Meteorological Laboratory (AOML) da NOAA, em Miami, e professor visitante da Universidade Americana de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos. É membro dos Comitês Executivos da International Association for the Physical Sciences of the Ocean (IAPSO) e do South Atlantic Meridional Overturning Circulation (SAMOC). Coordena o Programa SAMOC-BR, com apoio da Fapesp, desde 2008. É membro dos Comitês Científicos dos programas internacionais Go-SHIP e OceanSITES. Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp) e da sociedade honorífica internacional Sigma XI.

  • Almirante Ilques Barbosa
    “A importância da Amazônia Azul para a sobrevivência e prosperidade do Brasil”

Almirante de Esquadra. Em uma longa carreira na Marinha do Brasil, teve a oportunidade de ser o Comandante da Marinha, entre janeiro de 2019 até o último dia 9 de abril; foi, entre outros cargos, Comandante do Navio-Escola Brasil, Comandante do Controle Naval do Tráfego Marítimo, Secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Diretor de Portos e Costas, Diretor-Geral do Pessoal e Chefe do Estado-Maior da Armada. Entre as várias condecorações nacionais e internacionais, recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico, da Presidência da República.

  • Luiz Drude de Lacerda (UFC)
    “Contaminação dos oceanos e aquecimento global: ameaça à economia e a saúde pública”

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC), desenvolve pesquisas na área de biogeoquímica e contaminação ambiental. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências e desde 2016 faz parte de seu Conselho Consultivo. Membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS). Em 2011 recebeu o Prêmio Bunge, na categoria Vida e Obra na área de Oceanografia. Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. Em 2019 foi nomeado membro da Future Earth Coasts Academy (FEC Academy). É membro do Conselho Científico da International Society for Mangrove Ecosystems

Na ocasião haverá o lançamento da publicação “Década do Oceano: Declaração da Academia Brasileira de Ciências sobre a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável”.

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente para a Região Nordeste, Jailson Bittencourt de Andrade.

INSCREVA-SE AQUI!

ASSISTA EM ww.abc.org.br/transmissao