A ABC lamenta profundamente  o falecimento do seu vice-presidente para a Região SP, Oswaldo Luiz Alves, ocorrido em 10 de julho, em Campinas, em função de infarto fulminante. Veja a Nota da Diretoria.

Um dos maiores expoentes da química inorgânica brasileira, fez toda a sua brilhante carreira acadêmica no Instituto de Química da Unicamp, onde fundou o Laboratório de Química do Estado Sólido, no qual formou mais de 50 mestres e doutores. Aposentou-se como professor titular em 2019, mas continuou contribuindo como professor colaborador. Era pesquisador 1-A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Profundamente dedicado às causas de nossa sociedade, Oswaldo Alves era membro da Diretoria da ABC desde 2016. 

Oswaldo Alves em reunião do Conselho Consultivo da ABC, 2017
Oswaldo Alves em Cerimônia de Diplomação de Membros Afiliados de São Paulo, em 2018

Seu interesse pela ciência surgiu bem cedo, quando, ainda criança, começou a frequentar clubes de ciência da escola onde estudou, fazendo seus primeiros experimentos em química e biologia. Formou-se técnico em química industrial em 1967 e em 1973 concluiu os cursos de bacharelado e licenciatura em química na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).  Em 1977, concluiu lá também o doutorado e em seguida realizou, na França, estágio de pós-doutorado no Laboratório de Espectroquímica de Infravermelho e Raman, no Centro Nacional de Pesquisa Científica (LASIR-CNRS, na sigla em francês).

Seus interesses de pesquisa envolviam compostos lamelares, sistemas químicos integrados, nanocompósitos, quantum-dots, nanotubos inorgânicos, nanopartículas metálicas, vidros especiais para dispositivos fotônicos, desenvolvimento de nanoecomateriais, além da interação de nanoestruturas com biossistemas.

Recebeu vários prêmios e títulos, dentre os quais destacam-se: Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico (2002); Medalha Ministro Raymundo Moniz Aragão (2003), do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ-UFRJ); Medalha Simão Mathias (2004) e Prêmio de Inovação Tecnológica (2008), ambos da Sociedade Brasileira de Química (SBQ); e Cientista do Ano (2016), na modalidade de nanotecnologia, do Instituto Nanocell.

Reunião da nova Diretoria da ABC, 2019

Além da ABC, o Acadêmico pertence a várias outras sociedades científicas: Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Sociedade Brasileira de Física (SBF), Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr); Associação Brasileira de Cerâmicas (ABCERAM); Associação Brasileira de Tecnologia de Luz Síncroton (ABTLuS) e Sociedade de Pesquisa em Materiais (MRS, na sigla em inglês), dos Estados Unidos. Na SBQ, deu significativas contribuições. Foi presidente (1998-2000), membro do conselho consultivo por três mandatos consecutivos (200-2006) e um dos editores do JBCS.

Manifestamos nossas condolências e solidariedade à família.


REPERCUSSÃO:

Instituto Serrapilheira
Nota de pesar – Oswaldo Luiz Alves

Unicamp
Comunidade científica perde Oswaldo Luiz Alves

Fapesp
Morreu Oswaldo Luiz Alves, um dos pioneiros da nanotecnologia no país