Em 2021, será realizado entre os dias 6 e 15 de julho o Fórum Político de Alto Nível (HLPF, da sigla em inglês), evento intergovernamental em que os países relatam e revisam o progresso no cumprimento dos ODS. O público-alvo principal do documento são os Estados-Membros da ONU e as missões permanentes. Este ano, o evento terá como foco a “Recuperação sustentável e resiliente da pandemia de COVID-19 que promova as dimensões econômica, social e ambiental do desenvolvimento sustentável“.  Para mais informações, visite o site oficial do Fórum.

Anualmente, o Science and Technological Community Major Group (STC MG) das Nações Unidas para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável produz um documento com o mesmo tema do Fórum Político de Alto Nível (HLPF, da sigla em inglês) da ONU. O Conselho Internacional de Ciência (ISC, da sigla em inglês) convidou a Academia Brasileira de Ciências, em abril, para tecer comentários sobre o rascunho do artigo preparado pelo STC MG. Dois membros titulares da ABC se envolveram no processo de escrita do artigo e tiveram seus nomes listados no documento como colaboradores: Antonio Egidio Nardi e Diogenes de Almeida Campos. A versão final do documento está disponível aqui.

Nos dias 6 e 7 de julho, o ISC promoverá também dois eventos paralelos oficiais ao Fórum Político de Alto Nível da ONU: Unleashing Science: Delivering Missions for Sustainability e Enhancing Policy-making During an Emergency: Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic. O evento do dia 7/6 será realizado em parceria com a Estratégia Internacional das Nações Unidas para a Redução de Desastres (UNDRR, na sigla em inglês) e contará com tradução simultânea em português, espanhol, francês, mandarim e árabe. 

Confira abaixo as informações sobre os eventos:

Unleashing Science: Delivering Missions for Sustainability
O escopo, a escala e a velocidade das pressões humanas na Terra não têm precedentes. A humanidade se tornou a força dominante na formação do futuro de todos os sistemas planetários. Pela primeira vez em nossa história, os riscos mais sérios e imediatos são causados pelo homem e se desdobram em escalas planetárias, desde as mudanças climáticas até a pandemia de COVID-19, a perda de biodiversidade e o aumento das desigualdades.

Data e hora: 6/7, 8h30 às 10h (GMT-3)

Registre-se aqui.

Policy-making During an Emergency: Lessons Learned from the COVID-19 Pandemic: em 2021, o Conselho Internacional de Ciência, com o Escritório das Nações Unidas para a Redução do Risco de Desastres e a Organização Mundial da Saúde como observadores, lançou a COVID-19 Outcomes Scenarios Initiative – um projeto para delinear os resultados mais plausíveis da pandemia nos próximos 3- 5 anos, entender seu impacto potencial na saúde global, nas desigualdades e na economia, além de delinear como um fim otimista e justo para a pandemia pode ser alcançado para a comunidade global.

Data e hora: 7/7, 8h30 às 10h (GMT-3)

Registre-se aqui.

Saiba mais sobre a participação do ISC no HLPF aqui.