É com grande pesar que a Diretoria da Academia Brasileira de Ciências comunica o falecimento do Professor Wolmer Vasconcelos. O Acadêmico, membro titular da ABC desde 2003, morreu no dia 14/6.

Wolmer nasceu em Moreno, na periferia de Recife (PE). Formou-se em engenharia elétrica pela (agora) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 1961, depois de uma curta passagem pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), seguiu para a Universidade de Chicago, onde cursou o doutorado. Depois de visitas várias e um pós-doutorado em Cornell, em 1967 se juntou à congregação de Rutgers University, então em rápida fase de crescimento. Em Rutgers, Wolmer e sua esposa Aurea construíram toda a carreira profissional – ela como professora de biologia molecular, ele na área da engenharia.

Suas principais atividades científicas foram concentradas em álgebra comutativa, geometria algébrica, álgebra computacional e aplicações variadas. Nessas áreas, o pernambucano escreveu mais de 120 publicações. Um de seus grandes prazeres era a atividade educativa, tendo orientado dezenas de doutorados e pós-doutorados.  

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta condolências aos familiares e amigos.