Comemorado no dia 6 de junho, o aniversário de 203 anos do Museu Nacional (MN) terá suas festas estendidas até o dia 10 de junho. O diretor do museu, o Acadêmico Alexander Kellner, conta que ocorrerão diversas ações a partir de domingo, que podem ser conferidas em www.museunacional.ufrj.br.

Na 5a feira, 10/6, a partir das das 17hs, com a live “O Paço de São Cristóvão e sua importância enquanto Museu de História Natural e Antropologia”. O debate terá a participação do empresário, palestrante e fotógrafo Dom João de Orleans e Bragança e da doutora em História e diretora técnica cultural do Museu Nacional, Cristiane Maria Magalhães. A mediação será da historiadora do Museu, Regina Dantas.

A ideia é mostrar a importância do Paço de São Cristóvão na preservação da história natural e da antropologia, aproximando a população do Museu, que há mais de dois séculos é a principal casa da ciência no Brasil. 

O blog do jornalista Ancelmo Gois noticiou, no dia 6/6, as homenagens que serão feitas por celebridades ao Museu. De acordo com o blog, “os perfis do Museu Nacional/UFRJ no Instagram e Facebook vão receber uma onda de carinho nos próximos dias. Em homenagem aos 203 anos da mais antiga instituição científica do Brasil, 55 personalidades de áreas como Cultura, Esporte, Ciência e das Artes, além de pesquisadores, professores, e funcionários, gravaram vídeos destacando a importância do Museu, de seus projetos. São mensagens para ressaltar o momento de recuperação e renascimento, e reforçando o convite para a mobilização da sociedade em torno do esforço para a reabertura de um dos ícones da ciência, pesquisa, cultura e educação no Brasil.”

A nota cita a participação, com gravação de mensagens, dos cantores e músicos Alceu Valença, Elza Soares, Pedro Luis e George Israel; o desenhista Mauricio de Sousa; os atores Fabio Porchat, Paulo Betti, Marcos Frota e Hélio de la Peña; as atrizes Renata Sorrah e Andrea Beltrão; o comentarista Walter Casagrande Jr.; os jornalistas e apresentadores Pedro Bial, Ana Luiza Guimarães, André Trigueiro, Carol Barcellos e Mylena Ciribelli e o técnico Bernardinho.

Assista o vídeo com o diretor do MN Alexander Kellner e a vice-diretora Cristiana Serejo!