Assista no player abaixo a reportagem da CNN Brasil, que foi ao ar no dia 28/5, sobre a série de estudos sobre a capacidade do zika vírus de matar células cancerígenas de tumores cerebrais. O testes com camundongos, conduzidos por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), comprovou que os tumores foram erradicados com apenas 21 dias de tratamento. O procedimento, ainda não testado em humanos, também se mostrou eficaz em cães com câncer no sistema nervoso central.

Mayana Zatz, membro titular da ABC e professora titular de genética da universidade, foi responsável pelo pontapé inicial no projeto. A pesquisadora foi ao Nordeste entrevistar e colher material genético de crianças que tiveram microcefalia por conta do vírus. “Nós coletamos amostras de gêmeos não idênticos, em que um teve a microcefalia e o outro não”, explicou.

“Do laboratório, fizemos linhagens de células neuroprogenitoras e infectamos com vírus da zika. Vimos que, de fato, ele destruía mais as células dos bebês que tiveram microcefalia do que o dos irmãos que não tiveram.”

Os próximos passos do estudo, que envolvem a permissão para uso emergencial em alguns pacientes e o início de testes clínicos em humanos, dependem de recursos financeiros do Governo Federal. Por causa da pandemia de COVID-19, o apoio foi suspenso. Uma vaquinha online, fruto de uma iniciativa da própria equipe de pesquisa, conseguiu arrecadar R$ 147 mil dos R$ 600 mil que são necessários para que os estudos avancem.