No dia 19/5, ocorrerá o Webinário “Restauração de bioma na COP-15 da diversidade: a caatinga em foco”, organizado pela Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES) em parceria com a Coalizão Ciência e Sociedade, o Programa Biota/Fapesp e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Programa de Pós-Graduação em Biologia Vegetal da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O evento será transmitido ao vivo no no canal do Youtube da BPBES a partir das 15h. O evento contará com o Acadêmico Pedro Brancalion como palestrante.

O webinário é o terceiro de uma série que visa discutir as questões mais relevantes sobre os principais biomas brasileiros a serem abordados na 15ª Conferência das Partes da Convenção da Diversidade Biológica (COP15), prevista para ocorrer em outubro, na China. O webinário anterior, sobre a Amazônia, contou com cobertura da ABC – a matéria pode ser conferida aqui.

 

Confira o resumo e a programação do evento:

Em 2021 iniciou-se a Década da Restauração que é uma ambiciosa agenda de promoção da restauração como uma atividade crucial para deter mudanças climáticas e reverter a crise da biodiversidade. Na Caatinga, as áreas degradadas se proliferam por obras e infraestrutura e usos inadequados do solo, provocando inclusive desertificação. O final dessa década coincide com a data limite para que atinjamos os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS) e para a Caatinga, não poderemos atingir essa meta sem a adoção de estratégias de restauração em larga escala. O Brasil tem uma grande e documentada contribuição para a restauração ecológica tanto do ponto de vista técnico quanto político, mas a agenda de restauração para a Caatinga ainda é incipiente. Neste webinar vamos discutir os desafios e oportunidades para que o Brasil promova uma agenda de restauração ampla e consistente para a Caatinga, bem como quais são os caminhos para que o país reassuma seu papel global de liderança ambiental via o fortalecimento da restauração.

Programação:

Pedro Brancalion – Engenheiro Agrônomo, Prof. Associado da Universidade de São Paulo, Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”. “Como transformar o Brasil no principal palco mundial da restauração florestal?”

Ludmila Pugliese – Bióloga, Coordenadora Nacional do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Diretor da Kawa Estratégia Sustentáveis. “Governança e diversidade nas iniciativas de Restauração”

Severino Ribeiro – Biólogo, Prof. Visitante na Universidade de British Columbia e Diretor Presidente do Centro de Pesquisas Ambientais do Nordeste. “Como incluir pessoas em Projetos de Restauração de Paisagens Florestais?”

Felipe P. L. Melo – Biólogo, Prof. da Universidade Federal de Pernambuco, Comité Científico BPBES. “Restauração e segurança alimentar na Caatinga”

Renato Garcia – Biólogo, Prof Universidade Federal do Vale do São Francisco. “O licenciamento ambiental pode impulsionar a restauração da Caatinga?”