É com grande pesar que a Diretoria da ABC comunica a morte do Acadêmico Antônio Rodrigues Cordeiro, falecido em 16/5. Natural de Bagé, no Rio Grande do Sul, ele era graduado em história natural pela Universidade de Porto Alegre – posteriormente, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – e dedicou-se ao ensino teórico e prático de citologia, histologia, embriologia, genética e evolução.

Em 1978, foi eleito vice-presidente do Congresso Internacional de Genética, em Moscou, e foi presidente da Sociedade Brasileira de Genética no período entre 1962 e 1963. Além disso, recebeu a medalha dos 25 anos da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e a medalha de ouro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), por seus relevantes serviços prestados à ciência. 

Em 1995, foi chamado a cooperar na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), em Campos, no Rio de Janeiro. Trabalhou na instituição por 47 anos, sempre em tempo integral, e dedicou-se sucessivamente a pesquisas de análise genética e citogenética de populações naturais de drosófilas; polimorfismos moleculares em plantas, drosofilas, Culex, e Cavia; efeitos das radiações, especiação natural e experimental, em drosófilas; cultura de tecidos e transformação genética de vegetais. Foi um dos pilares na construção da universidade, sendo um dos responsáveis pela implantação do Laboratório de Biotecnologia, do Centro de Biociências e Biotecnologia (CBB), cuja biblioteca tem o seu nome. Foi, também, presidente do CBB no período de abril de 1996 até janeiro de 1997.

Membro titular da ABC desde 1981, o professor Cordeiro fez parte da equipe que projetou a Universidade de Brasília (UnB) e foi responsável pela fundação de diversos laboratórios. Dentre eles, o Laboratório de Genética da UFRGS, em 1949; do Laboratório de Cultura de Tecidos Vegetais e o de Engenharia Genética Vegetal, ambos na UFRJ, na década de 80. 

A ABC lamenta profundamente a perda deste grande cientista e presta condolências aos familiares e amigos.