No último mês de abril, a Academia Brasileira de Ciências e a Academia Tcheca de Ciências assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) com o objetivo de promover e desenvolver as possibilidades de cooperação entre o Brasil e a República Tcheca em diferentes campos da ciência. O documento, válido por cinco anos automaticamente renováveis, foi assinado por Luiz Davidovich e Eva Zažímalová, presidentes das Academias.

As conversas tiveram início com a organização de uma reunião de representantes da Diretoria da ABC com Eva Zažímalová e Pavel Juříček, presidente do Comitê de Ciência, Pesquisa e Inovação e vice-presidente da Comissão de Assuntos Econômicos do Parlamento Tcheco. Intermediado pela Embaixada da República Tcheca no Brasil, o encontro estava agendado para março de 2020, mas foi cancelado em virtude da pandemia de COVID-19. Uma reunião virtual foi realizada em 22 de outubro. As interações seguiram entre as equipes das duas Academias, culminando com a assinatura do MoU em abril de 2021.

O Memorando de Entendimento vai possibilitar que cientistas dos dois países troquem ideias, compartilhem conhecimento e combinem esforços que levem ao estabelecimento de cooperação científica. As atividades de cooperação no âmbito do  MoU podem incluir ações de networking e promoção da excelência científica e serão baseadas no princípio do benefício mútuo de ambas as partes. As atividades a serem realizadas, assim como suas áreas temáticas, serão definidas em comum acordo pelas duas Academias e, provavelmente, envolverão a realização de eventos científicos, como simpósios e workshops.