No dia 28 de abril, ocorrerá o Webinário “Amazônia em uma encruzilhada: o que esperar da COP 15?”, organizado pelo membro titular Adalberto Val (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, INPA) e por Ima Vieira (Museu Paraense Emilio Goeldi, MPEG), com suporte da Plataforma Brasileira de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos (BPBES), Coalizão Ciência e Sociedade e apoio do Programa Biota/Fapesp e da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS). O evento será transmitido no YouTube da BPBES a partir das 15h.

O Webinário visa debater os impactos que ameaçam a biodiversidade da Amazônia no futuro, o papel das populações humanas que vivem no local e quais ações mundiais devem ser tomadas para preservação e conservação da maior floresta tropical do mundo. Estas questões se tornam ainda mais pertinentes diante da falta de avanços no Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020, que também compromete a realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os sistemas de suporte da vida no planeta.

A Amazônia ocupa posição central nesse contexto e precisa ser considerada uma parte central dos debates na COP15 (Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Biodiversidade, que ocorrerá em outubro, na China).

Além de Adalberto Val, os Acadêmicos Carlos JolyWuelton Marcelo Monteiro estarão presentes. Confira a programação completa:

15:00h – Abertura Adalberto Val, Ima Vieira e Carlos Joly 
15:15h  – Jose Maria Cardoso (Universidade de Miami):  “O que sabemos sobre a Amazônia e o que falta para protegermos o nosso patrimônio biológico?
15:35h  – Maria Teresa Piedade (INPA): “Integridade dos Sistemas aquáticos amazônicos e desafios para a sustentabilidade da Amazônia
15:55h – Wuelton Monteiro (Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado): “Biodiversidade e doenças na Amazônia: com o que devemos nos preocupar?
16:20h – Ana Luísa Mangabeira Albernaz (MPEG): “Amazônia: a dificuldade em fixar cientistas na região
16:40h –  Perguntas e Respostas
17:00h – Encerramento