A Fundação Olav Thon anuncia os Prêmios Nacionais de Excelência em Ensino e o Prêmio Internacional de Pesquisa. Os vencedores e beneficiários receberão seus prêmios e financiamento em uma cerimônia na Universidade de Oslo, na Noruega, em 2022. A Fundação concederá o prêmio de kr$ 5.000.000, para excelentes pesquisas nos campos da matemática, ciências naturais e medicina, não se limitando a candidatos dos países nórdicos e será partilhado por duas ou – em casos excepcionais – três pessoas.

No campo da medicina, a Fundação Olav Thon estabeleceu que uma atenção especial será dada à gerontologia, bem como aos estudos da função cerebral e das alterações relacionadas à idade do cérebro. Para as áreas da matemática e das ciências naturais, nenhuma instrução especial foi definida. 

As propostas devem ser enviadas pelos proponentes até 15 de setembro de 2021, para o assessor especial Bjørnar Vold-Sarnes, para o seguinte email: bjornar.vold-sarnes@admin.uio.no. O arquivo, que pode conter anexos, deve ser enviado em formato PDF, com fonte tamanho 12 e tamanho não superior a 4 MB. Além disso, devem ser acompanhadas de uma justificação pormenorizada da proposta; uma lista de até 20 publicações dos últimos cinco anos, em que o candidato deve ser líder ou autor sênior; e o curriculum vitae do candidato. O material submetido deve estar em inglês

Um comitê acadêmico de três membros internacionais das áreas em questão, determinado pelo Conselho da Fundação Olav Thon, avaliará as propostas. A decisão será anunciada em 13 de janeiro de 2022

Os objetivos da Fundação são exercer a propriedade estável e a longo prazo do The Olav Thon Group AS e suas subsidiárias, de acordo com as principais diretrizes estabelecidas para seus negócios, e distribuir fundos para causas de caridade. Anualmente, são financiados aproximadamente kr$ 50.000.000 para fins definidos nos estatutos da Fundação, sendo grande parte destinado para pesquisa e ciência excepcional nas áreas matemáticas, médicas e das ciências naturais. Os prêmios e o apoio à pesquisa vêm sendo realizados desde 2015.

 

Acesse aqui o anúncio oficial dos prêmios.