O diretor do Museu Nacional Alexander W. A. Kellner, também editor-chefe dos Anais da ABC (AABC), publicou artigo de opinião na Folha de S. Paulo, em 7/4:

Fomos surpreendidos com reportagem da Folha (“Governo quer transformar Museu Nacional em Palácio Imperial e deixar acervo fora”; 27/3) revelando “reuniões” para discutir o futuro do paço de São Cristóvão, que há quase 130 anos é a sede do Museu Nacional da UFRJ.

De acordo com a reportagem, redutos monarquistas em diferentes órgãos do governo, particularmente no Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), querem alienar o palácio da UFRJ, procurando descaracterizar a vocação científica e cultural do monumento para servir de centro turístico de veneração à família imperial.

Todo o procedimento relatado no texto causa espécie, não apenas pela discussão em si, um tanto anacrônica, mas por estar sendo travada com exclusão da UFRJ e do Museu Nacional. É importante frisar que a nossa postura sempre tem sido de total transparência. Recentemente houve reuniões separadas com o Ministério da Educação e com a presidência do Iphan (Brasília), onde foi apresentada a evolução do projeto, com explicitação de apoio dos presentes, o que aumenta o estranhamento do envolvimento dessas instituições no contexto da reportagem.

O Museu Nacional foi fundado em 1818 por D. João 6º, cujo decreto real deixava a sua finalidade bem clara já nas primeiras palavras: “Querendo propagar os conhecimentos e estudos das ciências naturais do Brasil…”. Os imperadores e imperatrizes que se seguiram foram grandes incentivadores da ciência, cultivando no paço de São Cristóvão um museu particular de história natural e antropologia. D. Pedro 2º reuniu em seu “Museu do Imperador” coleções de plantas e minerais herdadas pela Imperatriz Leopoldina, coleções arqueológicas, como peças de Herculano e Pompeia feitas sob os auspícios da imperatriz Teresa Cristina, a múmia egípcia Sha-Amun-Em-Su, entre outros itens.

(…)

Fica claro que o palácio é inseparável do Museu Nacional/UFRJ e faz parte da memória afetiva do povo brasileiro como museu de história natural. Assim, esperamos poder voltar a contar com o Iphan, que até meados do ano passado foi um importante parceiro do museu, atuando com celeridade, sem o véu de ideologias ou tentativas de obstrução. O mesmo vale para o Ministério de Relações Exteriores, que em 2018 se empenhou em auxiliar nas ações com outros países.

Finalizando, cabe ressaltar que o projeto de reconstrução é vencedor e resultará em um espaço de destaque que não se limita apenas ao turismo. É uma oportunidade que temos para ter um museu de história natural e antropologia inovador, sustentável e acessível, que promova a valorização do patrimônio científico e cultural e que, pelo olhar da ciência, convide à reflexão sobre o mundo que nos cerca, ao mesmo tempo em que nos leve a sonhar…

Tudo isso sem perder a sua importante vertente histórica, que nos é tão cara e que será valorizada nas novas exposições da instituição. O Museu Nacional vive!

Veja na matéria original o texto completo, as imagens do projeto arquitetônico e de restauro do Museu Nacional e fotos de parte do material resgatado. 

Leia também a matéria sobre o lançamento do livro “Museu Nacional: 500 dias de resgate”, no site da ABC.