A membro titular da ABC Celia Garcia foi recentemente nomeada Fellow da American Society for Cell Biology (ASCB). A ASCB é uma comunidade internacional inclusiva de cientistas em biologia celular e pesquisa biomédica, cujo objetivo é promover a descoberta científica, a defesa de políticas sólidas de pesquisa e aumento da diversidade na educação e no trabalho científico. Sua relevância na academia é clara pelas contribuições científicas de seus membros ao longo dos anos de existência da Sociedade. Além disso, a ASCB tem uma forte atividade na promoção da educação em biologia celular, bem como advogar em prol da Ciência. Atualmente, a ASCB conta com 9.000 membros, tem atuação em 58 países e possui 32 laureados nobres.

Celia Regina da Silva Garcia é Professora Titular da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Universidade de São Paulo (USP), membro titular da TWAS (Academia Mundial de Ciências) e da ACIESP (Academia do Estado de São Paulo), bolsista de Produtividade 1 A CNPq, Fellow da Fundação Memorial John Simmon Guggenheim e membro do corpo editorial de diversos periódicos. Além da ABC, Celia Garcia é membro da Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq), Sociedade Brasileira de Quimica (SBQ) e da Sociedade Brasileira de biologia Celular (SBBC)) E presidente da Comisssão de assuntos internacionais da ASCB, Presidente da Comissão de Pesquisa da FCF-USP e assessora colaboradora da Pro-Reitoria de Pós Graduação da USP.

Ao longo dos últimos anos, Celia lidera o Garcia Malaria Lab, na Universidade de São Paulo (USP). O projeto de pesquisa dedica-se a entender os sinais químicos que regulam o desenvolvimento do Plasmodium falciparum, o agente etiológico da malária. A doença é um dos problemas de saúde mais críticos que afeta meio bilhão de pessoas e mata quase um milhão de pessoas anualmente. Os pesquisadores utilizam técnicas de bioquímica e biologia com foco no desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento da malária, além de utilizar abordagens moleculares e de imagem de células.

Nossos parabéns a Celia!