Na 5a feira, dia 11 de março, a Academia Nacional de Medicina (ANM) promove simpósio sobre as Estratégias Brasileiras para a Produção de Vacinas.

Entre os convidados está o Acadêmico da ANM e da Academia Brasileira de Ciências (ABC), assim como pesquisador da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Marcelo Marcos Morales, atualmente no cargo de secretário de Políticas de Pesquisa e Desenvolvimento do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Morales falará sobre os avanços das pesquisas desenvolvidas no âmbito da RedeVírus do MCTI, principalmente às relacionadas ao desenvolvimento de vacinas. São 15 estratégias nacionais de vacinas que receberam um investimento de R$ 26 milhões do Ministério. Dessas estratégias, três são contra a covid-19 e estão em testes de animais.

O Acadêmico da ANM e ABC Jerson Lima Silva, também pesquisador na UFRJ e presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do  Estado do Rio de Janeiro (Faperj),  será outro dos convidados. Lima Silva falará dos investimentos das FAPs e, especialmente, dos editais lançados pela agência fluminense e quais estão nos planos para 2021, focado em vacinas.

Na agenda, haverá ainda a palestra do professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), professor da Universidade de Massachusetts (UMASS) e professor visitante da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP RP), Ricardo Tostes Gazinnelli, que coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Vacinas/MCTI. Ele apresentará a produção de lotes BPF para os ensaios clínicos de vacinas para COVID-19 e doenças negligenciadas. E da Anvisa, Gustavo Mendes Lima Santos, contará qual é a situação atual para registro de vacinas: o caso COVID-19.

A experiência do Instituto Vital Brazil na produção de imunobiológicos será abordado pelo presidente da instituição, Átila Torres de Castro; e o vice-presidente de Produção e Inovação da Fiocruz, Marco Krieger, falará sobre como andam as estratégias de produção de vacinas pela instituição.

O evento, que começará às 15:00, é coordenado pelo presidente da ANM e membro titular da ABC, Rubens Belfort Jr., e será transmitido via Facebook Live/acadnacmed e pela plataforma zoom/anmbr.

Não é necessária inscrição.


Serviço

Dia: 11/3/2021
Horário: 15:00 às 18:00
Local: Facebook/acadnacmed e zoom/anmbr
Informações: www.anm.org.br