Em dezembro de 2020, o Acadêmico Guilherme Suarez Kurtz  foi nomeado editor associado do periódico The Pharmacogenomics Journal, da Nature, como se pode ver em https://www.nature.com/tpj/editors.

Kurtz é médico, livre-docente e professor titular de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Fez estágios de pós-doutorado na Faculdade de Medicina de Paris – da qual é assistente estrangeiro – Universidade da Pensilvânia, Columbia University de Nova York e University College de Londres. É pesquisador 1A do CNPq e membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi coordenador de Pesquisa (1997-2004) e é atualmente pesquisador do Instituto Nacional de Câncer.

Pioneiro no Brasil na pesquisa em farmacocinética clínica e farmacogenética, foi o criador e é o atual coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética (Refargen).

Publicou cerca de 200 artigos completos e revisões em revistas indexadas, orientou mais de trinta teses de mestrado e doutorado, dezenas de estudantes de iniciação científica, além de ter criado seis vídeos educativos em farmacologia.

É editor do livro Pharmacogenomics in Admixed Populations, publicado pela Landes Biosciences e membro do Corpo Editorial dos periódicos Pharmacogenomics, British Journal of Clinical Pharmacology e Frontiers in Pharmacology.

Foi vice-presidente da Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE), integrou o Comitê Assessor BF do CNPq, o Comitê de Assessoria Internacional da Capes e várias comissões do Ministério da Saúde na área de medicamentos. Representou o Brasil no Comitê Científico da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC) da OMS (2000-2002), integrou a Comissão Organizadora do First Latin American Pharmacogenomics Congress (2010) e presidiu a 2a edição deste congresso no Rio de Janeiro (2012). Foi presidente (Chair) da Seção de Farmacogenética da International Union of Pharmacology (IUPHAR) entre 2014-18 e eleito conselheiro (councillor) desta organização para o quadriênio 2018-22.