Acadêmico Juliano Moreira

O Acadêmico Juliano Moreira, segundo presidente e um dos fundadores da Academia Brasileira de Ciências (ABC), recebeu uma homenagem na página inicial do Google nesta quarta-feira.

O Doodle, a versão modificada do logotipo do Google, exibe uma ilustração do rosto de Juliano em reconhecimento ao seu 149º aniversário e por suas contribuições à psiquiatria brasileira. O Acadêmico foi responsável por revolucionar o tratamento de transtornos mentais no Brasil e é considerado o “pai” da psiquiatria brasileira.

O Google Doodles é uma extensão da plataforma Google, que altera temporariamente o logotipo do site de pesquisa para comemorar feriados, homenagear personalidades e relembrar eventos históricos. A nova versão do logotipo do Google está sendo exibida apenas no Brasil. Ao clicar na figura, o site redireciona o usuário da plataforma para resultados de busca sobre a vida do homenageado. Um link também permite compartilhamento da ilustração comemorativa por e-mail e pelas redes sociais.

Nascido em Salvador, no ano de 1872, Juliano Moreira vivenciou os tempos de escravidão no Brasil, era negro e pobre, tornou-se médico em 1896 e dirigiu o Hospício Nacional entre 1903 e 1930.

Moreira revolucionou os conceitos e a assistência psiquiátrica no Brasil e lutou contra o racismo científico e contra a suposição da época de que o desenvolvimento de doenças mentais estaria ligado à cor da pele.

Em 2020, Juliano Moreira também foi homenageado pela ABC em vídeo da série “Ciência Gera Desenvolvimento”, que mostram, com exemplos reais, como a ciência pode ser revertida em benefício para todo o país.

Assista abaixo o vídeo dedicado ao segundo presidente da ABC.