No dia 4 de dezembro, a Representação dos Membros Afiliados promoveu uma Assembleia on-line com afiliados em exercício e ex-afiliados da ABC, para debater pontos de interesse comum.

Já de posse do resultado da votação apresentado no dia 3/12, quando foi escolhida pelos afiliados em exercício a nova Representação, a Assembleia funcionou também como uma “passagem de faixa”. As reeleitas – Ana Chies (UFRGS) e Raquel Minardi (UFMG) – e os que disponibilizaram suas vagas – Jaqueline Mesquita (UnB) e Rodrigo Nunes da Fonseca (UFRJ) – apresentaram as realizações da equipe em 2020, o resultado de votação para pontos principais de discussão em 2021, o andamento dos grupos de trabalho (GTs) e abriram espaço de fala para os novos representantes eleitos, Andreza de Bem (UnB) e Marcelo Mori (Unicamp).

Relatando as principais realizações da Representação em 2020, o grupo iniciou a lista com as propostas de Webinários da ABC sugeridas à Diretoria, que resultou em apenas três participações de afiliados. Para o webinário do dia 7 de julho, sobre “Os Impactos da Pandemia na Pesquisa Científica” (vídeo na íntegra, vídeo melhores momentos), foram convidados os membros afiliados Jaqueline Mesquita e Marcelo Mori, acompanhados pelo presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu Moreira (UFRJ). Para o webinário extra “Inteligência Artificial: Tendências, Aplicações, Desafios Éticos e Sociais”, realizado no dia 22/10, marcando a presença da ABC na Semana Nacional de Ciência, foi convidada a afiliada Carolina Horta (UFG), que integrou o grupo de palestrantes com Virgilio Almeida (UFMG), Nivio Ziviani (UFMG) e indicou Anderson Soares (UFG).

Outro item foi a representação da ABC em eventos internacionais de jovens cientistas organizados pela Global Young Academy.  Foram estes a 2020 International Conference of Young Scientists and GYA Annual General Meeting, em junho, da qual participaram as representantes Ana Chies e Raquel Minardi, assim como o First-ever Online Worldwide Young Academies Meeting, em setembro, que contou com a participação, também, de Ana Chies e Raquel Minardi

A organização do I Workshop Online dos Membros Afiliados da ABC foi um ponto alto das iniciativas, que gerou seis Grupos de Trabalho (GTs) para estudos e execução de ações coordenadas sobre os temas escolhidos, de acordo com a imagem abaixo, que mostra os GTs e seus respectivos coordenadores.

Foi dado destaque ainda para a organização do Programa de Mentorias, coordenado por Jaqueline Mesquita, com a realização de três eventos e deixando mais três agendados para 2021. Na página dos membros afiliados podem ser encontrados os links de acesso às gravações das palestras autorizadas pelos convidados.

Foram realizadas também reuniões e estudos para a concepção de um evento online no You Tube para estudantes de ensino médio, com apresentação de vídeos e materiais elaborados pelos afiliados e ex a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O projeto ainda está no início e será aberto para adesões de afiliados e ex-afiliados na sua produção. A coordenadora desta atividade é Yraima Cordeiro (UFRJ), membro afiliado da ABC entre 2012 e 2016.

Uma iniciativa muito importante, inclusive referendada na Assembleia como a principal demanda do grupo, foi o envio à Diretoria da ABC de uma carta, solicitando a criação de uma categoria Alumni, a exemplo do que fazem outras Academias, como a Academia Mundial de Ciências (TWAS), Global Young Academy (GYA) e outras.

Foram então discutidas prioridades para o ano de 2021, a partir de sugestões recolhidas anteriormente em questionários. Elencados os temas, foi realizada uma votação e escolhidos três focos principais para  a atuação do grupo, que estão em fase de discussão e amadurecimento interno.

A realização desta Assembleia, portanto, pode ser considerada um fecho de ouro da Representação eleita para o ano de 2020.

Com votos de um melhor 2021 para todos nós.