No meio de tantas dificuldades e desafios, temos uma boa notícia: a divulgação do trabalho publicado nos Anais da Academia de Ciências (AABC) mais citado em 2019.

Como mencionamos no ano passado, os AABC têm tido uma evolução muito marcante ao longo dos últimos anos. As submissões aumentam de forma progressiva, tendo passando de 202 em 2010 para 1531 em 2019. O número de artigos publicados também, apesar de não no ritmo que gostaríamos, passando dos 97 em 2010 para 301 em 2019.

Procurando reconhecer o esforço da comunidade científica que escolheu os AABC para divulgar os resultados de sua pesquisa, resolvemos destacar o trabalho mais citado durante o ano que tenha sido publicado nos dois anos anteriores. As regras são muito simples e no ano passado já anunciamos o primeiro trabalho vencedor.

Neste ano temos o prazer de noticiar que o trabalho com mais citações em 2019 foi o Climatic characteristics of the 2010-2016 drought in the semiarid Northeast Brazil region, de José A. Marengo (Cemaden, São José dos Campos, SP) e colaboradores. Essa publicação de 2018 conseguiu impressionantes 17 citações – algo muito especial para a revista.

Parabenizamos aos autores e solicitamos a todos que façam a divulgação dos AABC, onde todos os trabalhos podem ser obtidos de forma gratuita na base SciELO. Ademais, relembramos das newsletters, com um pequeno resumo de cada estudo a medida em que os fascículos sejam publicados.

Alexander A. W. Kellner
Editor-Chefe
Anais da Academia Brasileira de Ciências