O Acadêmico Odir Dellagostin foi empossado, no dia 5/10, no cargo de presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A transmissão do cargo do ex-presidente Fábio Guedes Gomes ao Acadêmico foi oficializada por meio de uma videoconferência com a presença dos presidentes do conjunto de fundações de amparo à pesquisa do país. Dellagostin também é o atual presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (Fapergs).

“À frente do Confap, acredito que vou conseguir contribuir com programas que aprimorem o amparo às pesquisas, na formação de novos cientistas e no desenvolvimento tecnológico e da inovação em nosso país”, disse Dellagostin, que assumiu a gestão até março de 2021. Uma das preocupações do novo presidente do Confap é com a redução dos investimentos para a ciência brasileira que, segundo ele, pode desestruturar grupos de pesquisa e programas de pós-graduação. “A situação atual é muito preocupante, é possível que nos próximos anos o desempenho da ciência seja comprometido”, afirmou. “Sinto-me preparado para assumir este importante cargo e vou procurar dar o melhor de mim para poder oferecer uma grande contribuição ao país”, completou.

Com a nova gestão, a vice-presidência do Conselho será compartilhada por cinco diretores regionais. Entre eles, está o Acadêmico Jerson Lima Silva, atual presidente da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e, agora, responsável pela Diretoria Regional Sudeste do Confap.

Criado em 2006, o Confap congrega 26 Fundações de Amparo à Pesquisa – as FAPs – e atua na defesa da autonomia e da regularidade de repasses orçamentários a essas instituições.