O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, participou, no dia 8/9, de um evento organizado pelo Fórum de Ciência e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O objetivo do encontro era debater o tema “Ciência e sustentabilidade: caminhos para o futuro” e homenagear a UFRJ por seu centenário, completado no último dia 7/9. A decana  Cássia Curan Turci, do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN) da universidade, mediou o debate entre Davidovich e a pró-reitora de pós-graduação e pesquisa, Denise Freire.

“Temos que estar na fronteira do conhecimento”

Luiz Davidovich, que é professor do Instituto de Física da UFRJ, relembrou as origens da ABC e da universidade centenária, ambas instituições que têm como símbolo a deusa romana da sabedoria, Minerva. “Em 1916, antes da existência da UFRJ, a ABC era fundada no Salão Nobre da Escola Politécnica do Rio de Janeiro, uma das instituições que integrou a formação da atual universidade. Nossas histórias estão intimamente ligadas”, disse ele.

“Com 100 anos de idade, a UFRJ é uma universidade jovem e se tornou um patrimônio nacional, intelectual e científico para o país”, afirmou Davidovich, ao comparar a universidade carioca a outras antigas universidades no mundo. “A UFRJ já fez muito ao longo de sua história, mas ainda temos que enfrentar muitos desafios e fragilidades em nosso país”, declarou. Para o presidente da ABC, a desigualdade social, a pequena parcela de pesquisadores em exercício, a crescente desindustrialização nacional e os cortes de recursos das agências de fomento à pesquisa científica compõem um cenário preocupante para a ciência e para o ensino superior brasileiros.

“Como se não bastassem tantos desafios, no cenário atual  precisamos nos posicionar contra o negacionismo científico e devemos promover a valorização da Amazônia e de sua biodiversidade”, disse Davidovich. Segundo ele, a ABC e a UFRJ atuam no fortalecimento dessas riquezas nacionais ao promover o conhecimento científico. “A curiosidade e a paixão pelo conhecimento servem à sociedade, revolucionam o cotidiano das pessoas”, afirmou. “Que nos próximos 100 anos a UFRJ seja cada vez mais um centro do pensamento que garanta a existência da civilização humana e de seus saberes”, concluiu.

Assista este evento e os demais em comemoração ao centenário da UFRJ no canal do Fórum de Ciência e Cultura no YouTube.