O Acadêmico Sidney José Lima Ribeiro foi eleito para a direção do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 4 de setembro, tendo a professora Denise Bevilaqua como vice-diretora. A posse será no dia 21 de novembro.

O Prof. Ribeiro é membro titular da ABC, da Academia de Ciências de São Paulo (Aciesp) e da Academia Europeia de Ciências.

Ele dirigirá o instituto em que fez sua carreira acadêmica: bacharelado, mestrado e doutorado, os dois últimos títulos obtidos em química inorgânica.  Ribeiro fez estágios de pós-doutoramento na Ecole Centrale Paris (1994) e CNET – France Telecom (1995), trabalhando com vitrocerâmicas transparentes e lasers.

Foi pesquisador visitante no National Institute for Research in Inorganic Materials (Nirim) em Tsukuba, Japão. Foi professor visitante na Universidade de Trento (Itália), nas Universidades de Angers, Bordeaux e Toulouse (França), na Universidade de Aveiro (Portugal) e na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).

Desenvolve pesquisas em química inorgânica e suas implicações na ciência de materiais, espectroscopia e ensino de química. Seus projetos mais recentes envolvem polímeros naturais (celulose bacteriana e fibroina), híbridos orgânicos-inorgânicos, guias de luz (fibras ópticas e filmes finos), materiais porosos e marcadores luminescentes para medicina.

O Acadêmico é vice-coordenador do Instituto Nacional de Fotônica (InFO) http://inct.info/pt/ , coordenador de área de Química da Fapesp e pesquisador 1A do Conselho Nacional d e Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq.

É assessor cientifico das principais agências da National Science Foundation (NSF), nos Estados Unidos); do Conselho Nacional de Pesquisas (CNR, na sigla em italiano), na Itália, e atua como revisor e editor de vários periódicos científicos.