A 21a edição dos Webinários da ABC | Conhecer para Entender, realizada no dia 25/8, foi sobre a MEDICINA DE PRECISÃO NO BRASIL.

Medicina de precisão é a medicina personalizada. Além dos dados básicos do paciente utilizados pela medicina convencional, ela trabalha também com o perfil genético específico do indivíduo. As vantagens são muitas, tanto para o paciente quanto para o médico e para as indústrias da área de saúde. E quais são os requisitos necessários para sua implementação? Quais as estratégias que podem ser adotadas? O Brasil oferece oportunidades para essa área se desenvolver?

Para responder a essas perguntas e outras mais, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • Sérgio Pena
    Membro titular da ABC e da TWAS. Formado em medicina, é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde criou o Laboratório de Genômica Clínica da Faculdade de Medicina. Também é diretor científico do Laboratório GENE – Núcleo de Genética Médica. Trabalha com genética humana e médica, especialmente em diversidade genômica e evolução humana, desenvolvimento de testes baseados na PCR para diagnóstico de doenças humanas e aplicação da genômica de nova geração em medicina clínica. Ele apresentou estudos genômicos sobre a formação e estrutura da população brasileira. 
  • Guilherme Suarez-Kurtz
    Membro titular da ABC. Médico, é pesquisador sênior do Instituto Nacional de Câncer (INCA), coordenador da Rede Nacional de Farmacogenética (Refargen), pioneiro em estudos de farmacogenética na população brasileira. É conselheiro (2018-2022) da União Internacional de Farmacologia (Iuphar, na sigla em inglês) e representante da América Latina no Clinical Pharmacogenetics Implementation Consortium (CPIC). Ele discutiu os desafios e oportunidades da implementação da farmacogenética na prática clínica em nosso país.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o Acadêmico Marcello Barcinski.


PERDEU? QUER REVER? ACESSE A GRAVAÇÃO AQUI!