A Diretoria da Academia Brasileira de Ciências lamenta o falecimento do Acadêmico Luiz Rodolpho Raja Gabaglia Travassos, ocorrida em 30 de julho. Ele era professor titular do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), onde era chefe da Unidade de Oncologia Experimental. Era membro titular da Academia Brasileira de Ciências e membro honorário nacional da Academia Nacional de Medicina.

Graduado em medicina (1962) e doutorado em ciências/microbiologia (1967) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com estágio de pós-doutoramento na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, EUA (1972-1974), posteriormente  tornou-se pesquisador associado do Memorial Sloan-Kettering Cancer Center (1978-1980).

Desenvolveu pesquisas em imunologia de células eucarióticas, com ênfase em imuno e bioquimioterapia do câncer e imunobiologia de fungos.

Era membro do Conselho Diretor e de Curadores do Instituto Butantan, em São Paulo e consultor da Recepta Biopharma. Era editor setorial do Brazilian J. Med.Biological Research, membro do Conselho Editorial dos Anais da Academia Brasileira de Ciências e do Conselho Consultivo  do periódico Memórias do Instituto Oswaldo Cruz.

Recebeu as medalhas de Comendador e da Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Governo do Brasil.

A Diretoria da ABC cumprimenta a família.