O presidente e a vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich e Helena Nader, respectivamente, participaram de sessões do Congresso Acadêmico da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) deste ano, realizado entre os dias 13 e 17 de julho. O congresso foi realizado de forma virtual e contou com o tema “Ciência e Universidade: transformações para a sociedade”.

Davidovich participou da sessão “Educação, Ciência e desafios contemporâneos”, realizada no dia 15/7, com a presença da reitora da Unifesp, Soraya Soubhi Smaili, mediando o encontro; de Marcelo Knobel, reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); de Maria Salomão, deputada federal pelo Partido dos Trabalhadores (PT) de Minas Gerais; e Flávia Calé da Silva, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). O presidente da ABC conversou com os convidados sobre a crise enfrentada pela ciência e pela educação no Brasil e mostrou um panorama de desafios para o futuro de pós-pandemia no país.

“Vejo a ciência servindo como contraponto a governos que fazem uma política externa ideológica e ultrapassada”, afirmou Luiz Davidovich, ao destacar o papel de universidades e instituições, como a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no enfrentamento da pandemia. O presidente da ABC também lembrou aos participantes do desafio à sobrevivência da ciência brasileira com os sucessivos cortes a agências de fomento à pesquisa no país, como o que tem acontecido com o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).

“Para enfrentar essa realidade, temos projetos de ciência para o futuro do Brasil. Um dos documentos produzidos pela ABC reuniu 180 cientistas para apontar direções para a formação de um plano científico brasileiro”, lembrou o presidente, referindo-se ao “Projeto de Ciência para o Brasil”. O livro traz propostas para o fortalecimento de setores estratégicos para o desenvolvimento do país, todos apoiados na ciência, na tecnologia, na inovação e na educação de qualidade para os brasileiros.

A edição 2020 do Congresso Acadêmico Unifesp recebeu quase 26 mil inscrições, o que, segundo a organização do evento, foi um recorde em relação às edições anteriores. Ao todo, foram realizadas 62 palestras e mesas que reuniram 261 palestrantes nacionais e internacionais.