O programa Fantástico, da Rede Globo, exibiu neste domingo, 19/7, uma reportagem sobre a última expedição ao módulo Criosfera 1, uma plataforma científica que envia dados meteorológicos ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Inaugurado em 12 de janeiro de 2012, o módulo foi instalado sob coordenação do Acadêmico Jefferson Simões, que faz parte do comitê gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera), e é o primeiro módulo brasileiro no interior do continente antártico.

As imagens da reportagem mostraram o trabalho do Acadêmico Jefferson Simões e de outros pesquisadores durante 15 dias na expedição Criosfera 1, além da viagem, da localização e do estudo sobre o manto de gelo antártico. “Se queremos entender o sistema climático brasileiro, temos que estudar, sim, a Amazônia, mas também a Antártica”, disse o Acadêmico Jefferson Simões, que também falou sobre a redução de sua equipe de pesquisa na Criosfera 1, ao longo dos últimos anos, devido aos cortes à ciência e à educação brasileiras.

O laboratório é uma iniciativa do Centro Polar e Climático (UFRGS), da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do INPE, além de ter sido financiado pelo Programa Antártico Brasileiro (Proantar) com recursos financeiros obtidos por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar.

Confira a reportagem aqui.