Os Webinários da ABC | Conhecer para Entender tiveram, no dia 14 de julho, a 15a edição da série O mundo a partir do coronavírus, com o tema PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NAS EMPRESAS BRASILEIRAS: DESAFIOS, OPORTUNIDADES E OBSTÁCULOS.

A indústria brasileira tem sofrido não apenas com as crises econômicas recentes, mas também com o rápido avanço tecnológico dos líderes globais. A crise provocada pelo novo coronavírus agrava essa situação. No contexto da integração da ciência com o mercado, ambientes que desenvolvam formação avançada conectada à pesquisa e inovação são fundamentais para uma mudança de cenário. Embora a situação seja muito heterogênea no país, várias empresas têm obtido bons resultados com atividades de P&D direcionadas à inovação. É preciso identificar os  bons exemplos e os gargalos que devem ser removidos para estimular a pesquisa nas empresas e parcerias com instituições de pesquisa e universidades.

Para conversar sobre essas questões, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • A economista Gianna Sagazio, diretora de Inovação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), responsável pela coordenação executiva da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI). Membro de Conselhos e Comissões de diversas entidades públicas (FNDCT, Finep, CGEE, ABC), ela é mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Católica de Brasília, certificada pela Wharton School University of Pennsylvania em Estratégia e Inovação. Ela apresentou as ações da MEI e da CNI para a superação dos obstáculos impostos à indústria nacional. 
  • O engenheiro de eletrônica e Acadêmico Carlos Henrique de Brito Cruz, professor titular no Instituto de Física Gleb Wataghin da Unversidade Estadual de Campinas (Unicamp), da qual foi reitor (2002-2005). Presidiu a Fapesp (1996-2002) e foi seu diretor-científico por 15 anos (2005-2020). Ele apresentou alguns bons resultados em P&D para inovação em empresas no Brasil e também desafios ainda não superados. 
  • O engenheiro químico e Acadêmico José Carlos Costa da Silva Pinto, professor do Programa de Engenharia Química da Coppe/UFRJ. Além da ABC, é embro da Academia Nacional de Engenharia. Foi diretor executivo da Fundação Coppetec (2011-2015) e do Parque Tecnológico da UFRJ (2015-2019), que atuam na colaboração entre universidade e empresas. Ele abordou os desafios a enfrentar para estimular a pesquisa nas empresas e a parceria delas com instituições de pesquisa e universidades.
    * O palestrante Leone Andrade, convidado anteriormente, teve problemas de saúde e não pôde participar. 

Os moderadores serão o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o vice-presidente para a Região Nordeste e Espírito Santo, Jailson Bittencourt de Andrade.


PERDEU? QUER REVER? CLIQUE AQUI!

TODOS OS WEBINÁRIOS DA ABC PODEM SER ENCONTRADOS AQUI