Leia carta publicada no jornal O Estado de S. Paulo, em 8/7, Dia Nacional da Ciência, de autoria do Acadêmico Alexander Kellner, editor-chefe dos Anais da ABCc e diretor do Museu Nacional:

Conforme matérias publicadas nos últimos dias por diversos veículos de comunicação, foi finalizado o relatório da Polícia Federal sobre o devastador incêndio que afetou o Museu Nacional/UFRJ em 2 de setembro de 2018. Independentemente dos resultados, está claro que precisamos, como sociedade, lançar um olhar mais atento sobre às nossas instituições científicas e culturais. No caso do Museu, para exemplificar, a água que faltou nos hidrantes, absolutamente indispensável para questões de segurança, continua a faltar, o que nos leva a perguntar se estamos, de fato, aprendendo algo com essa tragédia.

Importante destacar que o Museu Nacional/UFRJ e seus parceiros estão trabalhando firme no propósito de devolver essa instituição bicentenária de forma segura e melhor para o país, e que ela possa, inclusive, servir de modelo para outras. Mas não podemos fazer isso sozinhos, necessitando da ação de diferentes segmentos da sociedade, do empresariado e do poder público.

Alexander W. A. Kellner
Diretor
Museu Nacional/UFRJ