A ciência é um processo e, para chegar a resultados, precisa de tempo, investimento e diálogo. Essa é a mensagem que vai mobilizar jornalistas, cientistas e divulgadores a partir de 8 de julho, Dia Nacional da Ciência. A ideia é usar, ao longo do mês de julho, a hashtag #CientistaTrabalhando para falar sobre o processo científico e mostrar como a ciência funciona.

Articulada por divulgadores de ciência, a campanha “#CientistaTrabalhando será mobilizada em diversas frentes, das redes sociais a veículos de mídia. Um dos braços da iniciativa é a “ocupação” de colunas na imprensa: autores vão ceder seus espaços para abordar temas relacionados ao processo científico, tanto com textos escritos por eles próprios quanto por cientistas convidados.

Coordenada pelo Serrapilheira – instituto privado de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil – e pela Bori – agência dedicada a criar uma ponte entre cientistas brasileiros e a imprensa, a “ocupação” começa na quarta-feira (8) e vai acontecer durante o mês de julho. Diversos colunistas disponibilizarão seus espaços para a campanha #CientistaTrabalhando.

Jornalistas de todas as áreas e comunicadores em geral são convidados a se engajar na campanha. Aqueles que tiverem interesse em ceder seus espaços, sejam por meio de matérias, colunas, blogs ou redes sociais, podem entrar em contato com o Instituto Serrapilheira pelo e-mail imprensa@serrapilheira.org.

Por que o processo científico?

Com a pandemia, a ciência vem ocupando um espaço no debate público e assumindo um protagonismo inédito. Ao mesmo tempo, percebemos uma certa decepção e impaciência de parte da sociedade, que não compreende o processo científico, os riscos envolvidos, investimentos necessários, relação com o erro e as controvérsias. Ganha coro a ideia de que a ciência é incapaz de estabelecer consensos e resolver problemas como a própria pandemia. Queremos, assim, explicar como ela funciona.