Dentro da série sobre “O mundo a partir do coronavírus”, os WEBINÁRIOS DA ABC | CONHECER PARA ENTENDER teve sua 13a edição sobre a HISTÓRIA DAS PANDEMIAS, na 3ª f, 30 de junho.

Refletindo sobre a atual pandemia de covid-19, qual o papel histórico da ciência e da saúde pública nas epidemias no Brasil? Será que existem similaridades históricas nos impactos econômicos e sociais de crises sanitárias? A Revolta da Vacina, ocorrida no Rio de Janeiro em 1904, é uma importante referência para o debate científico e sobre o respeito aos direitos humanos dos cidadãos. A febre amarela, inclusive, muito contribuiu para a formação de ideologias raciais nas principais sociedades escravistas do século XIX – os Estados Unidos, Cuba e Brasil, dada a percepção de que vitimava principalmente imigrantes europeus recém-chegados às Américas.

Para esclarecer e debater essas questões, a Academia Brasileira de Ciências convidou:

  • O historiador e Acadêmico José Murilo de Carvalho, que se formou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez o doutorado na Universidade de Stanford. Lecionou no Iuperj, é professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Honoris Causa da Universidade de Coimbra. É membro das Academias Brasileiras de Ciências e de Letras. Seu tema foi a Revolta da Vacina.
  • O historiador Sidney Chalhoub, professor dos departamentos de História e de Estudos Africanos e Afro-Americanos da Universidade de Harvard (EUA) e professor titular colaborador na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Seu foco foi na racialização das pandemias.
  • A historiadora Dominichi Miranda de Sá, chefe do Departamento de Pesquisa em História das Ciências e da Saúde da Casa de Oswaldo Cruz (Fiocruz) e membro da Diretoria da Associação Nacional de História (Anpuh-Rio). Seu foco foi no papel das ciências e da saúde pública na história do enfrentamento das epidemias no Brasil.

Os moderadores foram o presidente da ABC, Luiz Davidovich, e o diretor da ABC Ruben Oliven.

…………………………………..

Perdeu? Que rever? Acesse aqui o webinário de hoje!

As gravações, vídeos-resumo, perguntas e respostas, e matérias sobre os webinários anteriores da ABC podem ser encontradas aqui