O Conselho Internacional de Ciências (ISC, na sigla em inglês) divulgou nota aos seus membros apontando a importância da reflexão sobre o tema do racismo estrutural, revisitado mundialmente a partir da morte de George Floyd, nos EUA, em 25 de maio último.

Especialmente, o ISC destaca que ações devem ser promovidas no âmbito das comunidades científicas, visando a erradicação do racismo e de outras formas de injustiça no ambiente acadêmico e nos sistemas que o suportam.

O ISC busca dar visibilidade ao documento que produziu e pede que os membros ajudem na sua divulgação, além de produzirem documentos similares  e promoverem outras ações com o mesmo objetivo. O Conselho pede que tais iniciativas sejam enviadas ao ISC, para que sejam publicadas num repositório de acesso livre.

Sobre o ISC

O Conselho Internacional de Ciência é uma organização não governamental que reúne 40 Uniões e Associações internacionais e em torno de 140 organizações científicas nacionais e regionais, incluindo Academias e Conselhos de Pesquisa.

O ISC foi criado em 2018 a partir da fusão do Conselho Internacional para Ciência (ICSU, na sigla em inglês) e o Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC, na sigla em inglês). É a única ONG internacional que reúne as maiores organizações mundiais tanto das ciências sociais como das ciências naturais.

A Acadêmica Elisa Reis é vice-presidente do ISC.