A Acadêmica Marilda Antonia de Oliveira Sotomayor foi eleita como membro da American Academy of Arts and Sciences (AAAS) no dia 23/4. Selecionada para a área de ciências sociais da AAAS, na especialidade de economia, a Acadêmica faz parte de um grupo de 37 intelectuais de 22 países escolhidos como membros honorários internacionais. Ao todo, a academia americana recebeu 276 novos membros em 2020, entre artistas, acadêmicos, cientistas, líderes nos setores público, privado e sem fins lucrativos. Leia a carta de anúncio da eleição.

Uma vida dedicada à Teoria dos Jogos

Considerada uma das pioneiras da ciência no Brasil pelo CNPq, Marilda é formada em matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou seu mestrado na mesma área pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e é doutora em matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Marilda se dedicou à pesquisa de Teoria dos Jogos, um ramo da matemática aplicada que era pouco conhecido no Brasil, e se tornou uma das responsáveis pelo desenvolvimento da teorização e análise de problemas de matching. Ela foi eleita como membro titular da Academia Brasileira de Ciências em 2016.

A American Academy of Arts and Sciences 

Fundada em 1780 por John Adams, John Hancock, James Bowdoin, entre outras importantes personalidades americanas, durante a Guerra de Independência dos Estados Unidos, a AAAS é uma sociedade honorária que reconhece a excelência de líderes de vários campos do saber e suas contribuições ao conhecimento e aos ideais ligados à nova república americana. Hoje, a academia é presidida por David William Oxtoby e conta com mais de 13,500 membros eleitos desde sua fundação.