Leia o artigo de opinião escrito pelo Acadêmico Virgilio Almeida e pelo professor Francisco Gaetani para o Valor Econômico, publicado em 20/04:

Há em vários países uma discussão em andamento, que se denomina: “the great reset”. Ou melhor, um grande reinício. No contexto brasileiro, podemos nos perguntar: 1- o que seria um novo recomeço? e 2- quais os desafios e oportunidades se apresentam para esse novo reinício?

Com o avanço da covid-19 no Brasil, implementou-se o distanciamento social e tudo se tornou remoto – não por decreto, mas por pavor e necessidade. As discussões sobre legitimidade e a legalidade destas mudanças virão a posteriori. Mas uma série de irreversibilidades já foram deflagradas. O Congresso funciona virtualmente – e intensivamente. O Judiciário se moderniza tecnologicamente a galope. O TCU já funcionava com base no trabalho remoto faz uma década.

O cerne do debate sobre o “novo recomeço” é qual sociedade aspiramos nos tornar, isto é, qual o lugar do humano nesta nova configuração em que a tecnologia e a economia não sejam forças autônomas remodeladoras da vida em sociedade, mas subordinadas às escolhas políticas das nações.

Novos caminhos estão se abrindo, lentamente, diante de nós, em vários níveis. Todos envolvem dimensões de nossas identidades, quer as exerçamos de forma consciente ou não. no plano individual, o distanciamento social nos devolveu a nós mesmos, ao convívio mais íntimo com nossos familiares e nos proporcionou surpresas de todos os tipos.

Leia o artigo na íntegra.