Faleceu nesta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020, o acadêmico Antonio Celso Spinola Costa. Segue nota de pesar enviada pelo professor Jailson de Andrade, vice-presidente regional da ABC para o Nordeste e Espírito Santo:

Antonio Celso Spínola Costa

“Com profundo pesar, comunico o falecimento do acadêmico professor Antonio Celso Spínola Costa, ocorrido na quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020. Nascido em Salvador em 19 de novembro de 1930, Antonio Celso Spinola Costa graduou-se em Engenharia Industrial Química pela Universidade Federal da Bahia (1953) e obteve o pós-doutorado pelo Imperial College, UK (1971).

Professor Celso, como era carinhosamente chamado por amigos, colegas e alunos, foi professor titular do Instituto de Química da UFBA por quase quatro décadas, até a sua aposentadoria compulsória em 2000, a partir de quando passou a atuar como professor aposentado participante. Em 2002, foi homenageado pela UFBA com o título de professor emérito.

Ele foi um dos fundadores do Instituto de Química da UFBA e criador, em 1968, do curso de Pós-Graduação em Química, tendo sido o seu primeiro coordenador, cargo que voltou a exercer em outras duas ocasiões. Foi também o primeiro Coordenador dos Programas de Pós-Graduação da UFBA. Atuou como diretor do Instituto de Química da UFBA em dois mandatos. No plano nacional, foi membro do Comitê Assessor da área de Química do CNPq e era membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1998. Em 1999, recebeu a Medalha Simão Mathias, conferida pela Sociedade Brasileira de Química e, em 2005, o título de professor honoris causa da Universidade Federal de Sergipe e o Prêmio Professor Albano da Franca Rocha da Escola Politécnica da UFBA.

O professor Antonio Celso Spínola teve uma vida dedicada à ciência, em especial à química, tendo orientado, ao longo de sua brilhante carreira, mestres e doutores que hoje atuam em universidades, empresas e órgãos públicos do estado da Bahia e de outros locais do país.

A química analítica, no Brasil e na Bahia, muito deve de seu desenvolvimento e projeção ao importante trabalho pioneiro do Professor Celso. Por sua contribuição à área, a Sociedade Brasileira de Química instituiu o Prêmio Antonio Celso Spinola Costa, conferido a cientistas baianos por sua atuação em prol da ciência química.”