O Instituto de Fìsica da Universidade de São Paulo (IFUSP) comemora seus 50 anos no dia 23 de março, a partir das 14h.
A programação contará com a participação do presidente da ABC, o físico Luiz Davidovich, e do Acadêmico José Goldemberg, primeiro diretor do Instituto de Física e reitor da USP no período 1986-90.
……………………………………………………………………………………………..
14:00 h: Boas vindas do Prof. Manfredo Tabacniks, diretor do IF;
14:10 h: Abertura, Prof. Vahan Agopyan,  reitor da USP;
14:30 h: “Os primeiros anos do IFUSP”, Prof. José Goldemberg,
15:45 h: “Os desafios da ciência brasileira”, Prof. Luiz Davidovich
17:00 h: Inauguração do painel “Memória Fotográfica do IFUSP”, no saguão de entrada da Rua do Matão.
……………………………………………………………………………………………..
Sobre o IFUSP

O Instituto de Física teve sua origem, em 1970, na união dos Departamentos de Física da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras e da Escola Politécnica.

Ao longo de sua história, o IF cresceu mantendo-se atuante na geração de conhecimento de fronteira nas ciências físicas. No início, as pesquisas se concentraram em estudos da estrutura do núcleo atômico, passando de estudos de raios cósmicos ao uso de aceleradores de elétrons e de íons. A física da matéria condensada adquiriu importância numa etapa posterior, mas rapidamente floresceu.

Com o amadurecimento do IF e de seu corpo docente, estas áreas se diversificaram, enquanto outras foram surgindo, como teoria de campos, partículas elementares, plasmas, física atmosférica, cosmologia, biofísica, entre outras, que levaram à diversidade de linhas de pesquisa que o IF apresenta hoje.

O IFUSP tem três principais frentes no ensino: Graduação, com os cursos de Bacharelado e Licenciatura, Programa de Pós-graduação em Física e Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências.

O curso de Bacharelado em Física tem reconhecida excelência nacional e internacional. O currículo é flexível e interdisciplinar, elenco de disciplinas que reflete a diversidade de formação em pesquisa do corpo docente. A interdisciplinaridade envolve áreas afins, como Matemática, Computação, Astronomia, Química, Oceanografia, Geofísica e Engenharias.

No curso de Licenciatura em Física, a formação de professores perpassa todo o seu currículo. Seu objetivo é formar professores de Física que desenvolvam novas práticas educacionais, associadas às demandas de formação de uma nova geração. É considerado um curso pioneiro, que foi tomado como base para reformulações curriculares em todo o Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Física obteve a nota máxima 7 na CAPES em suas últimas avaliações, a qual é atribuída a programas de excelência. É o maior programa de Física do Brasil, com inserção e reconhecimento internacional. O programa oferece os cursos de Mestrado e Doutorado e há minicursos e disciplinas ministradas em português e inglês na grade curricular. A formação oferecida aos alunos busca desenvolver, além de um sólido domínio do conteúdo de áreas tradicionais de Física e Matemática, o raciocínio, a criatividade, a iniciativa, a flexibilidade intelectual, a capacidade de comunicação oral e verbal e a liderança. O programa pretende formar os melhores profissionais brasileiros nessa área e o sucesso dos egressos indica bons resultados.

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências obteve a nota 5 na CAPES em sua última avaliação, a qual é atribuída a programas com conceito “muito bom”. O programa tem avançado em todas as frentes acadêmicas de atuação, tanto no curso de Mestrado como no Doutorado. O objetivo central do Programa é contribuir para o desenvolvimento da educação científica no Brasil, em particular nos campos da Física, da Química e da Biologia, através da formação de recursos humanos de excelência para o trabalho de pesquisa na área de Ensino de Ciências.