As mudanças climáticas estão acelerando: o jornal The Guardian e a revista científica Nature agora se referem ao tema como “a emergência das mudanças climáticas”. Para lidar com o problema, o físico e membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Paulo Artaxo, explica que a ciência e o governo devem aplicar estratégias de adaptação e mitigação o mais rápido possível. “Sem boa ciência isso não será possível”, ele alerta.

Durante a 22ª Conferência TWAS-Lacrep (The World Academy of Sciences-Latin America and Caribbean Regional Partner) e a 1ª Conferência Regional da TYAN (TWAS Young Affiliates Network), o Acadêmico fez uma apresentação sobre a Amazônia, o clima e o desenvolvimento sustentável. O encontro, realizado entre 27 e 29 de novembro, intitulado “Ciência na América Latina: hoje e amanhã”, reuniu jovens cientistas para discutir suas pesquisas, desafios e ações para o desenvolvimento da ciência na América Latina e Caribe.

Professor titular da Universidade de São Paulo (USP), Paulo Artaxo reforça que as mudanças climáticas vão muito além das emissões CO2 (dióxido de carbono). Também são sobre as nuvens, aerosóis, grandes aerosóis e gases do efeito estufa, como o próprio CO2 e o CH4 (metano) – que continuam aumentando suas concentrações na atmosfera. “A apropriação humana da biomassa tem provocado mudanças no carbono orgânico do solo, oferecendo assim um risco para a produção de alimentos. E a sociedade baseada na queima de petróleo permanece um problema chave”, apontou.

Esse é um sistema complexo que a ciência está começando a entender agora. Mas, o Acadêmico lembra que a ciência em mudança climática é sólida, com mais de mil autores. e é a única disciplina que trabalha com avaliações em nível global. E essa também é a abrangência do impacto causado pela floresta tropical amazônica.

O físico destaca que, além de possuir uma grande biodiversidade e ser importante em termos de estabilização do clima, a Amazônia é crítica na manutenção do ciclo global do carbono e é a hidrologia mais potente do mundo.

“Não há jeito mais barato de reduzir a emissão de carbono para a atmosfera do que reduzindo o desmatamento”, ele afirma. Segundo Artaxo, é possível reduzir o desmatamento de forma rápida e sem gastar muito dinheiro. Mas, para isso, são necessárias boas políticas públicas.

Durante a palestra, o Acadêmico exibiu um estudo, realizado pela física Elena Shevliakova (Laboratório de Dinâmica de Fluídos Geofísicos, Estados Unidos) e o biólogo Stephen Pacala (Universidade de Princeton, Estados Unidos), que simulou a Terra sem a Amazônia no ano de 2050. Em um cenário onde o mundo consegue diminuir drasticamente a emissão de carbono, sem a floresta amazônica, a temperatura média global sobe 0,25 ºC, além do aumento já previsto de 1,5 ºC.

Artaxo defende que é preciso começar a reduzir as emissões em 7% ao ano, a partir de 2020, até que, em 2050, as emissões de combustíveis fósseis sejam zeradas. Além disso, as respostas para um mundo mais sustentável estão no uso mais eficiente da energia, na ampliação do uso de energias de baixo ou sem carbono, melhores processos de sequestro de carbono e mudanças no estilo de vida e comportamento humano.

“A ciência deve construir um espaço sólido e seguro para a humanidade, a partir das necessidades da população e das limitações que temos em nosso planeta”, conclui o Acadêmico. “As mudanças climáticas estão se transformando rápido. Nós precisamos de ciência, governança e fortes políticas públicas, em todos os níveis, para lidar com isso”.

 

Veja mais sobre o evento:

Cesar Victora: como pesquisa realizada no sul do Brasil ajudou a moldar a política global de saúde infantil

Medindo a plasticidade cerebral

Apesar da rica biodiversidade, Brasil enfrenta desafios na pesquisa sobre produtos naturais

Como encontrar os amantes da ciência?

Jornalismo de ciência: um serviço de utilidade pública

Ciência é cultura

Ataques à ciência são ataques à democracia

Os desafios para o financiamento da ciência na América Latina

Oportunidades no exterior para cientistas da América Latina

O presente e futuro da ciência latino-americana