O presidente da ABC, Luiz Davidovich, durante o evento. Foto: PNUD Brasil/Twitter

O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, participou do lançamento do Relatório Global de Desenvolvimento Humano 2019, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no dia 9 de dezembro, em Brasília.

Publicado anualmente, o relatório de 2019 traz o título: “Além da renda, além das médias, além do hoje: desigualdades no desenvolvimento humano no século XXI”. O documento aponta que, apesar dos ganhos substanciais em saúde, educação e padrões de vida, as necessidades básicas de muitas pessoas permanecem não atendidas; paralelamente uma próxima geração de desigualdades se inicia. E, para superá-las, o relatório propõe uma série de recomendações de políticas públicas.

O evento de lançamento contou com a presença da representante-residente do PNUD no Brasil, Katyna Argueta, e de representantes do governo, sociedade civil, setor privado, academia, além do corpo diplomático e de organismos das Nações Unidas.

O presidente da ABC fez uma apresentação sobre a relação entre a ciência e os grandes desafios para a redução das desigualdades. Ele defendeu o acesso a bancos de dados internacionais por países em desenvolvimento e tratou ainda sobre a questão da inteligência artificial (IA).

Davidovich explicou que a IA traz benefícios para a humanidade, mas, ao mesmo tempo, gera mudanças para o futuro do emprego. Isso é um risco, mas também um grande desafio, que pode ser resolvido por meio da qualificação dos trabalhadores.

Leia o relatório completo e em inglês aqui.