No dia 28/11, foi realizada a eleição para a Diretoria da Academia Nacional de Medicina (ANM) para o biênio 2020-2021. O novo presidente, Rubens Belfort Jr., foi eleito com 92% dos votos, sendo o primeiro de fora do Rio de Janeiro, em 190 anos. Ele também é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Antes de Belfort, o último presidente da ANM a ser membro das duas instituições foi o Dr. Olympio Oliveira Ribeiro da Fonseca (1961-1963).

Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, a ANM é a instituição científico-cultural mais antiga do Brasil, e já teve como presidentes importantes nomes da medicina brasileira.

Sobre o novo presidente

Nascido em São Paulo, o Acadêmico graduou-se em medicina em 1980, com mestrado e doutorado em microbiologia, imunologia e parasitologia, todos pela Escola Paulista de Medicina, hoje Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Obteve outro doutorado, em oftalmologia, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) . É livre docente e professor titular de oftalmologia da Unifesp e aua como presidente do Instituto da Visão (Ipepo).

Belfort é professor titular  da Unifesp desde 1981 e pesquisador nível 1-A do CNPq. É membro titular da Academia Nacional de Medicina desde 1999, onde ocupa a cadeira de número 64, patronímica de Henrique Guedes de Mello – Secção de Cirurgia, em decorrência do falecimento de Carlos Paiva Gonçalves. Recebeu a comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico da Presidência da República em 2018 e, em 2019, o Prêmio Champalimaud, considerado o maior reconhecimento mundial no campo da visão